Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
CURSO ONLINE
HISTÓRIA DA ÁSIA NO FEMININO, ANTES DO FEMINISMO
Com João Paulo Oliveira e Costa
DATAS: Sábados | 12 Outubro a 30 de Novembro
HORAS: 10.00 às 13.00
PÚBLICO ALVO: M/16 anos [idade indicativa]
PARTICPANTES: Mín. 20
PREÇO: € 110
A narrativa da História esteve quase só nas mãos de homens durante milénios. Por isso, a cronística deixou-nos uma imagem predominantemente misógina das sociedades antigas, em que predominavam guerreiros, sacerdotes, escribas, proprietários e até artistas no masculino. O fenómeno repetiu-se em todas as sociedades com escrita, mas essa mesma escrita, bem como a arte, contêm mais camadas do que parece à primeira vista.
Neste curso iremos descobrir a força do feminino e o papel das mulheres na formação das sociedades asiáticas. Não comandaram exércitos, raramente ocuparam tronos, tampouco fundaram religiões ou ergueram monumentos grandiosos. No entanto, manipularam permanentemente o poder, influenciaram os conflitos e educaram religiosamente os filhos; na Ásia desfrutaram em muitos casos de uma liberdade sexual que podia atingir uma expressão religiosa.
Em suma, iremos remover a fina camada de misoginia que cobre a narrativa histórica para nos confrontarmos com a realidade, em que as mulheres foram protagonistas incontornáveis da História da Ásia.
- A força das deusas
- Do pecado de Eva dos semitas à liberdade sexual na Ásia das monções.
- Os limites do patriarcado
- O poder do serralho
- Matriarcados
- As mulheres e a difusão do Islão
- As mães dos portugueses na Ásia
- Líderes cristãs no século cristão do Japão (um estudo de caso)
João Paulo Oliveira e Costa é historiador e escritor, professor catedrático da NOVA-FCSH, investigador do CHAM - Centro de Humanidades e coordenador da cátedra UNESCO "O património dos oceanos"
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]