Promotor
Companhia de Ópera do Castelo - Associação Cultural
Breve Introdução
TORMENTO
Performance de Gustavo Sumpta
Música Nuno da Rocha
Cantata/performance
5 e 6 Setembro, 21h00 e 22h
Trienal de Lisboa – Palácio Sinel de Cordes
Ópera Satélite e Criações
Camões 500 anos
Estreia absoluta Cantado em Português
Duração: 40’
O Operafest Lisboa liderado pela soprano Catarina Molder e com a produção da Ópera do Castelo, está de volta de 22 de AGO a 11 SET, na sua 5ª edição! Lisboa e Oeiras irão vibrar com ópera para todos sob o tema do “Instinto fatal” e ainda celebrando os quinhentos anos do nascimento de Camões, com grandes clássicos, inéditos, estreias e muito mais: Cavalleria rusticana de Mascagni & Pagliacci de Leoncavallo, Don Giovanni de Mozart, a estreia nacional de O Polegarzinho de Isabelle Aboulker para toda a família e Tormento a partir do Canto V dos Lusíadas! Bem vindo ao Operafest e ao mundo trágico da ópera!
Propõe-se a cantata performance “Tormento”, encomenda do Operafest, a partir do Canto V ( Adamastor) do poema épico “Os Lusíadas”, com a música do compositor Nuno da Rocha, para coro feminino, outros instrumentos e electrónica, liderada por Gustavo Sumpta, para celebrar meio milénio do nascimento Luís Vaz de Camões.
Sinopse
Depois do sucesso da sua performance “Forças Ocultas” no Operafest anterior, o artista multifacetado Gustavo Sumpta aborda agora um dos maiores génios da literatura e poesia mundiais, fundador do português moderno, farol da nossa cultura, personagem fascinante, controversa, apaixonada, aventureira, destemida que contou a nossa história, a dos descobrimentos, da vida e da condição humanas e do mundo, e um dos mitos mais fascinantes e trágicos da grande epopeia lusitana.
Ficha Artística
Direcção e performance: Gustavo Sumpta
Música: Nuno da Rocha
Nova era vocal ensemble
Direcção: João Barros
Notas Suplementares
- O Palácio Sinel de Cordes situa-se em São Vicente (à feira da Ladra)
- Não dispõe de rampas de acesso ao local.
- Espectáculo para maiores de 16 anos.
Todos textos que fornecemos não seguem deliberadamente o acordo ortográfico.
Preços
1ª plateia – 7,5€
Jovens até 30 anos - 5€