Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
OFICINA DE AGUARELA
DATAS | Sábados | 28 Setembro e 5 de Outubro
HORAS | 10.00 às 17.00
PARTICIPANTES | Mín. 6, Máx. 12
PREÇO | €130 (inclui materiais)
Sendo uma técnica bastante volátil, a aguarela pode revelar-se difícil de trabalhar, com resultados por vezes frustrantes e desanimadores. Em duas sessões, propomos revisitar as bases e desvendar os segredos para se pintar a aguarela, partindo de elementos como a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Faremos uma apresentação da aguarela no seu enquadramento histórico, uma introdução aos materiais, uma breve introdução à cor e pequenas demonstrações.
A aguarela tem regras e temos de pensar antes de pintar.
Para treinar estes mecanismos, os participantes irão fazer exercícios de:
Cor - começar por pintar o diagrama das cores; cores primárias, secundárias e complementares.
Água - exercícios de controle de água com aplicação das cores; exercício de desfoque.
Luz - exercícios claro /escuro /contraste, pintar a seco, brancos do papel.
Os participantes irão executar uma ou mais imagens à escolha, pintando o mais possível, por forma a maximizar o lado prático desta experiência. No final do workshop, terão realizado várias aguarelas, o que será certamente motivo de grande orgulho e conquista.
Pedro Salvador Mendes é ilustrador com formação em desenho, pintura e comunicação visual. É membro do Grupo de Amigos da Gorongosa, (GAG) Moçambique, e do Grupo do Risco. É o autor de Sabu – o Tigre Pintor, que escreveu e ilustrou, bem como o Lince Lineu. Já foi convidado a pintar na Polónia e Luxemburgo, e a participar numa exposição de aguarelas em Roma. A sua maior ambição é poder dar forma e ilustrar grandes ideias, de preferência ligadas à natureza e à educação ambiental.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]