Promotor
Lama Teatro
Breve Introdução
MOCHILA - Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, nasceu em 2021, na cidade de Faro.
O festival tem como principais objectivos a promoção da descentralização da oferta cultural; a democratização do acesso a uma programação artística multidisciplinar de qualidade, composta por companhias e artistas nacionais e internacionais de referência; e, também, a capacitação do público e das comunidades para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o mundo contemporâneo.
Paralelamente, à oferta programática da MOCHILA, decorrem diversas acções de mediação cultural, nomeadamente, o “Gang das Mochilas”, projecto que envolve jovens em idade escolar; o “ESTOJO – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro”, iniciativa que conta com a participação de elementos da comunidade residente na região do Algarve.
Ainda dentro das accões de mediação, continuamos a dar especial atenção ao que se faz no Algarve, com um “Baile para pais e filhos”, pela Camada – Centro Coreográfico; um “Baile tropical”, por Miguel Neto/Discossauro; concerto dos alunos da Escola de Música Moderna do Sul da ARC Os Músicos e um “Pic-Nic de histórias” contadas por intérpretes algarvios.
Este ano damos continuidade ao ciclo de conversas, momento que promove a troca de ideias e visões entre intervenientes oriundos de diferentes quadrantes. O mote para este ano é o ensino artístico.
Nesta edição do festival é dada continuidade à apresentação de propostas artísticas ecléticas na área do teatro, do novo-circo, música e performance. Serão apresentados espectáculos de companhias e artistas nacionais, como Formiga Atómica, Ball 17, Fértil Cultural, Mãozorra, Manuel Henriques, Rosinda Costa, teatromosca e LAMA Teatro, entre outros; concerto da icónica Lena D´Água, no emblemático Teatro Lethes.
O festival MOCHILA continua com a sua dimensão internacional, levando até ao espaço público da cidade de Faro espectáculos de artistas e companhias estrangeiras: “Pelat” de Joan Català (ES); “Tartana”, de Trocos Lucos (ES) e Bufa i Rebufa, de Cia Enlaire (ES).
A 4.ª edição da MOCHILA - Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, decorrerá entre os dias 16 e 26 de maio de 2024, na cidade de Faro.
Sinopse
Como é que os bebés vão parar à barriga? O que é este fio que está preso no bebé? Como se chama? Serve para o bebé se segurar? E eu, como é que eu nasci? Estas e outras perguntas fazem parte da curiosidade da criança. Uma semente que cresce e se transforma. Um coração que bate. Dois braços que abraçam o mundo. Dois olhos que se abrem e uma canção que se escuta. É o cordão da vida, o cordão que conta a tua e nossa história e que acumula histórias de outras vidas. Este cordão não tem fim.
Ficha Artística
Direcção Neusa Fangueiro
Textos Neusa Fangueiro e Regina Guimarães
Encenação Isabel Barros
Interpretação Neusa Fangueiro e Rui Leitão
Cenografia Sandra Neves Figurinos Filipa Carolina
Música e sonoplastia Rui Leitão
Assistente de encenação Tanya Ruivo
Desenho de Luz Paulo Neto
Produção Executiva Ana de Sousa Vieira
Apoio ao Malabarismo Dayse Albuquerque
Tecedeira Rita Cantante
Ilustração Romeu Leitão
Design João Gomes
Residência Artística Acompanhada no LU.CA – Teatro Luís de Camões
Co-produção Fértil Cultural, Casa das Artes de V. N. de Famalicão e Fábrica das Artes/ Centro Cultural de Belém.
Estrutura Financiada pela Direção Geral das Artes/ Ministério da Cultural
Agradecimentos Vânia Pereira e Associação Gerações
Duração: 40 min.