Promotor
Câmara Municipal de Évora
Sinopse
Melisa Yildirim & Swarupa Ananth (Turquia / India)
Nascida em Istambul, Melisa Yildirim cedo descobriu o kemane (ou kamancha), tendo-se dedicado ao estudo intenso deste instrumento comum à Anatólia, à Ásia Central e ao Médio Oriente. Para isso, teve, no entanto, de ultrapassar o facto de não se tratar de um instrumento tocado habitualmente por músicos da cultura alevi, a que pertence. Ainda assim, persistiu e, aos poucos, foi acumulando prémios e uma justa atenção internacional, tendo enfrentado a solo concertos no Barbican Centre (integrado no London Jazz Festival) ou no Wow!Women of the World, ao mesmo tempo que desenvolvia o duo Talus com o guitarrista Gilad Weiss – seguir-se-ia um outro duo, de tablas e kamancha, com Swarupa Ananth-Sawkar, a ousada percussionista – e meteórica figura da música indiana contemporânea – com quem actua no Imaterial. Nas mãos de Yildirim, o kamancha chega-nos carregado da sua profunda melancolia tímbrica, mas também de uma qualidade espiritual e transcendente, chamando a si ecos da música sufi, do folclore da Anatólia, da música tradicional iraniana e de variações contemporâneas das músicas de raiz.
Tomasito (Andaluzia)
Tomás Moreno Romero é conhecido, no mundo artístico, como Tomasito. Autor de uma original e festiva mescla de flamenco, hip-pop, rock, pop e ska, o improvável e excêntrico Tomasito, diz o jornal El País, “aprendeu a rappar com um padre, dançou break dance no tablao de Los Canasteros, gravou o seu primeiro álbum graças a Lola Flores [uma lenda do flamenco] e actuou (…) com Chick Corea, Wynton Marsalis, Gilberto Gil, Rita Marley ou Youssou N’Dour”. Bailaor de flamenco como a sua mãe, rapper como ninguém antes fora na sua família, Tomasito escolheu “Jerez a Plutón” como tema de abertura do seu último álbum, Agustisimísimo – ou seja, de Jerez de la Frontera, onde nasceu, a Plutão; das raízes, ao mais longe que se pode imaginar delas. A música de Tomasito, uma celebração constante do prazer que tem em cantar e dançar, lembra o exemplo não muito longínquo de Manu Chao e nele encontramos um semelhante dínamo de palco.
Promotor
Câmara Municipal de Évora/Fundação Inatel
Horário de Funcionamento
TEATRO GARCIA DE RESENDE
BILHETEIRA
Contacto: 266 703 112
Horário: segunda a sexta-feira - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados, domingos e feriados e em dias de espetáculos, a bilheteira abre 2 horas antes do horário do início do espetáculo.
Informações Adicionais
Preço único: 3,00€
Bilhete válido para os dois concertos.
Espetáculo com lugares marcados,
Crianças até aos 6 anos não pagam bilhete desde que não ocupem lugar.
As cadeiras dentro das frisas e camarotes não têm marcação.
Os dois últimos lugares laterais na zona de frisas e camarotes são de visibilidade reduzida.
Venda disponível em bilheteira local, pontos aderentes da BOL e on-line.
Não se efetuam reservas.
O acesso à sala principal (plateia) é condicionado pelo uso de escadas.
Pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e um acompanhante não pagam entrada, a gestão de informações e reservas de bilhetes devem ser feitas até 24 horas antes do início do espetáculo, diretamente na bilheteira do Teatro Garcia de Resende, através do contacto 266 703 112