Produtor
Associação Momentos À Corda
Sinopse
Metamorfose é símbolo de mudança, transformação, inovação... Neste concerto, o público é desafiado a reviver temas conhecidos do Fado de Coimbra com a ausência de uma voz fadista, mas com a presença de um instrumento incomum na vertente artística: o violoncelo.
Da família das cordas, este instrumento é geralmente utilizado no ramo mais erudito da música ocidental, ficando, por vezes, aquém das possibilidades artísticas que este pode significar. Capaz de transmitir uma grande variedade de emoções, cores e ambientes, o violoncelo neste concerto propõe-se a rasgar com o conceito tradicional de “fadista”, interpretando ele próprio temas conhecidos de um dos géneros musicais mais tradicionais e protegidos da humanidade.
O projeto Metamorfose, criado em 2020, representa uma forma diferente e inédita de experienciar fado, tendo como objetivo provar que a magia deste género musical nao se prende apenas à letra dos temas, mas sim a toda a variedade harmónica e melódica que fez deste último um verdadeiro tesouro da cultura portuguesa.
Ousando diversificar um género musical tão bem estabelecido e tradicional, mas mantendo muitas das suas características originais, este projeto torna-se apelativo a qualquer faixa etária, permitindo tanto um reviver de velhos tempos académicos a antigos estudantes como um olhar fresco e moderno de temas conhecidos.
Pelas mãos do premiado violoncelista conimbricense Tiago Anjinho, formado pela Royal Academy of Music de Londres e acompanhado por músicos de renome no meio do Fado português: Luís Barroso, Luís Carlos Santos e Fábio Rocha, será uma noite de simultânea ode à tradição e inovação. De realçar a participação especial do histórico coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, algo que muito honra e enriquece o espetáculo como celebração ao fado de Coimbra e à cidade.
Ficha Artística
Projeto Metamorfose
Tiago Anjinho – violoncelo
Luís Barroso – guitarra portuguesa
Luís Carlos Santos – guitarra clássica
Fábio Rocha– contrabaixo
Coro Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Informações Adicionais
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00), através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
€8 Bilhete geral
€6 Estudantes / maiores de 65 anos / grupos (mínimo 10 pessoas) / desempregados / profissionais de artes performativas e de música