Promotor
Câmara Municipal de Setúbal
Sinopse
“Em Silêncio” porque era uma ditadura, porque não se podia falar alto, porque o nosso vizinho nos podia denunciar, porque era perigoso dizer o que se pensa. Um espetáculo documental e imersivo, com o público no palco, sentado no cenário, junto dos intérpretes.
Uma viagem aos 48 anos de ditadura em Portugal, com uma dinâmica auditiva e visual, vertiginosa e apaixonante. Um texto construído a partir de vozes de pessoas que viveram essa época; pessoas que estiveram presas por questões políticas; pessoas que se refugiaram em França; pessoas que viveram mais de 40 anos na clandestinidade; pessoas que lutaram pela independência dos seus países em África; pessoas que viveram em silêncio e com medo; pessoas que se tornaram informadoras do sistema; pessoas que não quiseram saber o que se passava.
Com música ao vivo e uma projeção de grande dimensão que vai quebrar as fronteiras entre realidade e criação, que vai explorar as linhas de tensão entre as duas formas de arte, o cinema e o teatro e entre ficção e realidade; entre os atores, o público e as pessoas que viveram esse período da nossa história.
Todos juntos num palco de teatro - o espaço da liberdade de pensamento e da criação - juntos, porque há uma intimidade que queremos preservar quando se fala de tortura, de medo, das lutas estudantis, das desigualdades, do racismo, do colonialismo, de analfabetismo, do poder político do patriarcado e a sua agressão inerente contra o feminino.
Porque quando falamos de direitos humanos, temos de estar próximos uns dos outros para que o pensamento possa ecoar.
Ficha Artística
Intérpretes: Ana Valentim, Beatriz Maia, Hugo Narciso, Mário Coelho, Patrícia Fonseca,
Tomás Barroso
Músicos: Leonor Cabrita, Hernâni Faustino, Miguel Sobral Curado
Pessoas no filme: Álvaro Pato, Luísa Tito Morais, Pedro Santarém, Fernanda Neves, Maria Machado, Raimundo Narciso, Helena Pato, Ernesto Dabo, Fernando Cardeira, Rui Pato, Silvestre Lacerda
Texto: Teresa Sobral, incluindo excertos de testemunhos das pessoas listadas em baixo
Encenação: Teresa Sobral
Desenho de som e música original: Miguel Sobral Curado
Figurinos: José António Tenente
Espaço Cénico: Teresa Sobral
Desenho de Luz: Vasco Letria
Consultoria histórica: Irene Pimentel
Filme: António Rui Ribeiro
Vídeo: João Pinto
Operação de som: Tomé Palmeirim
Produção executiva: Inês Madeira Lopes
Produção: Kind of Black Box
Co-Produção: Cineteatro Louletano, CMLoulé; Teatro José Lúcio da Silva, CMLeiria; Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, CMCaldas da Rainha; São Luiz Teatro Municipal, EGEAC, Lisboa.
Este espetáculo é apoiado pela DGARTES, Arte Pela Democracia, Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.
Apoios/Parcerias:
Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Fundação Mário Soares e Maria Barroso; Jornal O Público; A Bela e o Monstro Editores; Ephemera; URAP; Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos; Associação Não Apaguem a Memória; MP-Cópia; Fábrica do Braço de Prata; Produções Real Pelágio; Hemeroteca Municipal; Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais - Divisão de Documentação e Arquivo; Pão a Pão; Mezze; Arquivos PCP; Museu do Aljube; Museu de Peniche; Emaús