Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
"A VIAGEM"
Dança
27 de abril, sábado, 21:30
28 de abril, domingo, 17:00
Sala Principal
Entrada: 7,50 euros / 6,00 euros (desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
M/6 anos
Duração: 60 minutos
"A VIAGEM" de FILIPA FRANCISCO
SINOPSE
A VIAGEM problematiza o modo como as manifestações populares aderem e procuram a modernidade, originando novos significados, permitindo nova apropriação e novo entendimento do seu papel nos dias de hoje.
O desejo de trabalhar com grupos de dança tradicional nasceu em viagem. Na primavera de 2009, a convite do Festival de Dança Contemporânea de Ramalla, Filipa Francisco conhece a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun.
“Ao viajar com o grupo pela Palestina, ao assistir aos seus espectáculos em pequenas aldeias, apercebi-me do poder da dança tradicional. Esta dança toca questões tão atuais como entidade, género e liberdade. O ato de dançar para estes jovens era na verdade um grito de liberdade. Uma forma de se libertarem das memórias duras da guerra”
Desta experiência nasce a consciência de que a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade (nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições). Sendo uma prática atual, obedece a regras e conjuga outras práticas e processos sociais. É pois neste sentido que o presente projecto ganha particular relevância.
As danças tradicionais encontram-se patentes no imaginário coletivo como expressão de tradições populares regionais, associando-as à arte popular. Detêm relevante e inquestionável importância no que toca à cultura dos povos, pela riqueza que encerram no domínio dos costumes e tradições transmitidos de geração em geração, por via das canções, movimentos e trajares.
Confrontando esta herança viva com percursos na música e na dança contemporânea, Filipa Francisco aprofunda a sua reflexão em torno da função social e política da arte, deslocando mais uma vez o seu trabalho artístico para espaços e linguagens que aumentam as possibilidades de encontro com o público.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
conceção e direção artística FILIPA FRANCISCO
música original ANTÓNIO PEDRO
direção musical RICARDO FREITAS
interpretação SUSANA GASPAR, EMILIANO MANSO e elementos do RANCHO FOLCLÓRICO CASA DO POVO DE FÁTIMA
músicos JOSÉ GROSSINHO, RICARDO FREITAS e elementos do RANCHO FOLCLÓRICO CASA DO POVO DE FÁTIMA
assistente de direção artística PIETRO ROMANI
figurinos AINHOA VIDAL
desenho de luz e direção técnica MAFALDA OLIVEIRA
desenho de som RICARDO FIGUEIREDO
produção RITA MAIA | MUNDO EM REBOLIÇO
assistente de produção PATRICIA PEREIRA
cocriadores 2011-2020 RANCHO FOLCLÓRICO “OS CAMPONESES” DE RIACHOS, GRUPO FOLCLÓRICO DA CORREDOURA, OS MALMEQUERES DE LOUROSA, RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE TERRAS DE SANTA MARIA (RIO MEÃO), DAWNSWYR BRO CEFNI, DAWNSWYR DELYN, GEFAC, RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DE VISEU DO RIO DE JANEIRO, GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DO PEGO, RANCHO FOLCLÓRICO DE TORREDEITA, RANCHO FOLCLÓRICO DA FREGUESIA DA LAPA, GRUPO FOLCLÓRICO DE TORRES NOVAS, GRUPO FOLCLÓRICO E CULTURAL AS LAVRADEIRAS DO VALE DO SOUSA, RANCHO FOLCLÓRICO SÃO PEDRO DE CAÍDE DE REI, GRUPO ETNOGRÁFICO DO ORFEÃO DO PORTO, GRUPO FOLCLÓRICO OS SERRANOS, GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE RECARDÃES, GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE VÁLEGA, GRUPO FOLCLÓRICO OS FOGUETEIROS DE ARADA, RANCHO REGIONAL E FOLCLÓRICO DE CANDOSA, RANCHO FOLCLÓRICO DE ROCAS DO VOUGA, RANCHO FOLCLÓRICO O ARRAIS, RANCHO REGIONAL E FOLCLÓRICO DE CANDOSA, RANCHO FOLCLÓRICO MENSAGEIROS DA ALEGRIA, GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DA COVA DO OURO E SERRA DA ROCHA, GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DO BRINCA – EIRAS, GRUPO TÍPICO DE ANÇÃ, RANCHO ETNOGRÁFICO FLORES DAS CORTES, RANCHO FOLCLÓRICO CULTURAL LAGARES DA BEIRA, GRUPO
parcerias CASA DO POVO DE FÁTIMA
coproduções MUNDO EM REBOLIÇO, FESTIVAL MATERIAIS DIVERSOS, GUIMARÃES 2012 – CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA, TEATRO VIRGÍNIA (TORRES NOVAS), TEATRO MUNICIPAL DE OUREM, CÂMARA MUNICIPAL DE OUREM
FOTOGRAFIA
JOANA PATITA