Promotor
ARTIS XXI - Associação de Educação Artística de Lagoa
Breve Introdução
Quantos de nós não reparou nas mudanças climáticas e comentou a falta de definição de cada estação do ano? Há mudanças no clima e os seus impactos são preocupantes.
A icónica obra de Vivaldi, sobre o ciclo anual da natureza, pretende aliar-se à necessidade de relembrar que há uma cultura própria para cada estação do ano e que pode estar em risco de se perder. Quando se perde um estar, sem olhar para trás, sem o mencionar e registar, arriscamo-nos a fendas irreparáveis no caminhar do mundo. Sem querermos ser fatalistas, provocamos o pensamento e questionamos de que forma pretendemos contribuir para que a humanidade não termine em solidão.
As famosas quatro estações de António Vivaldi, escritas por volta de 1720, sugerem ciclos de vida, relações entre o homem e a natureza. Colocam, de forma sublime, a poesia da música no sentir de todos. Vivaldi escreveu quatro poemas que interligou com a sua composição musical num ritmo de três andamentos por concerto, com a cadência de andamentos rápido-lento-rápido, cada um dedicado a uma estação do ano. As palavras de Vivaldi são verdadeiros documentos históricos sobre o seu estado de alma e sobre a humanidade do séc. XVIII. Solista e direção musical de César Nogueira. Orquestra D’Aquém Mar conta com a direcção artística de Elsa Santos Mathei.
Ficha Artística
Cravo:Elsa Mathei | César Nogueira: Solista | Reyes Gallardo, Ana Raquel Carvalho: Violino I |
Cecília Falcão: Violino II |Nuno Mendes, Luís Peres: Viola | Ana Raquel Pinheiro: Violoncelo | Ventura Rico: Contrabaixo