Produtor
CINEMA NOVO, CRL
Sinopse
O Nosso Caminho- Pedro Gil Vasconcelos- 35’ (Port)- documentário, v.o.
As histórias das História e os testemunhos dos que aceitam caminhar mais de 200 kms até chegar à cidade santa. De novo a caminho de Santiago de Compostela, em Espanha, no Ano Jacobeo e da pandemia, o realizador leva consigo o amigo, João Rebelo Martins, conhecida personalidade do automobilismo e dinamizador de vários eventos culturais. Pedro Gil Vasconcelos foi já premiado com inúmeros galardões internacionais por este filme e pelo seu anterior. “O Meu Caminho”, (2022) foi apresentado no Fantasporto em 2023 e arrecadou um impressionante conjunto de prémios, entre os quais “Melhor Curta-metragem “ no Hollywood Gold Awards. Este êxito está a ser repetido por este “O Nosso Caminho”, já premiado como a Melhor Curta-metragem em Milão e escolhido como a Melhor Curta pela Academia de Cinema Sueca.
Era uma Vez no Apocalipse – Tiago Pimentel- 21’30’’, (Port)- sci-fi, horror, v.o
Num tempo futuro, mas muito perto de nós, uma ditadura persegue os cidadãos enquanto se desenrola a 3ª guerra mundial. Nesse inverno nuclear, o Coronel visita uma casa isolada em busca da filha rebelde do velho que a habita. O realizador Tiago Pimentel é um conhecido do Fantasporto, tendo já aqui apresentado a curta “Encontro a Quatro” (2016). O filme conta com argumento do realizador e de António Manuel Pereira. Um excelente papel do músico Sérgio Godinho, no protagonista, e de Mariana Pacheco e Paulo Calatré.
Titus - Rui Neto, Jorge Albuquerque - 65’ (Port) – tragédia, v.o.
Não se trata apenas de representação de uma das mais cruéis e sangrentas tragédias de Shakespeare, “Titus Andronicus”, mas de um trabalho de adaptação aos temas do mundo actual. Titus é um general que volta da guerra com quatro prisioneiros que juraram vingar-se. Ninguém está a salvo. A filha de Titus é violada, os seus filhos mortos ou expulsos. Mas Titus vais ainda mais longe na sua própria vingança. O filme foi vencedor de prémios na Argentina (Melhor Filme Narrativo no Festival de Corrientes), Alemanha ( Filme e Atriz São José Correia no Independent Star Film Fest), Peru (Melhor Drama no festival de Trujillo) Chile ( Melhor Filme da CIFA) e Espanha (Madrid Film Awards).
Realizador
Rui Neto
Realizador, actor e agente artístico nascido em Lisboa, conhecido pelas séries TV “Sol de Inverno” (2013) e “Ministério do Tempo” (2017). Realizou a curta “A Curiosidade Matou o Gato” (2003). “Titus” (2022) é a sua primeira co-realização.
Jorge Albuquerque
Actor, músico e realizador português nascido em Lisboa. Estudou na Escola Suoerior de Teatro e Cinema. Trabalhou no Teatro Nacional D. Maria e nas novelas “A Vida do Avesso” (2017), “Poderosas” (2015) ou “Morangos com Açucar” (2003). “Titus” é a sua primeira co-realização.