Promotor
Município de Lagoa
Sinopse
CALÍOPE é um Projeto de Criação Artística e Sensibilização em Igualdade de Género. Tem como principal objetivo transformar a perceção do público face ao papel das mulheres na indústria da música, dando visibilidade a um conjunto de compositoras que dão voz às suas próprias criações e personificam a possibilidade de criar e comandar a própria carreira artística.
O disco, editado em 2023, inclui as criações e performances de nove artistas da língua portuguesa – A garota não, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Elisa Rodrigues, Joana Alegre, Joana Espadinha, Joana Machado, Luísa Sobral e Marta Hugon (autora do projeto) - para celebrar a criação no feminino. Com direção artística de Marta Hugon e direção musical de Luís Figueiredo, CALÍOPE teve o seu concerto de apresentação no Dia Internacional da Mulher (08 de março de 2023), esgotando o Teatro Maria Matos em Lisboa.
Agora em digressão, CALÍOPE apresenta um sumptuoso manto musical que serve as vozes de três das musas criadoras que, neste espetáculo, elevam as obras das demais cantautoras que narram o disco: Marta Hugon, Elisa Rodrigues e Joana Alegre