Produtor
CINEMA NOVO, CRL
Sinopse
Alicia- Tony Morales- 5’ 30’’( Esp) - CF
A menina diz baixinho à mãe na hora de deitar que a velha está no quarto. Claro que não está, diz a mãe. Mais uma curta-metragem do mestre do horror Tony Morales que no Fantasporto já apresentou “Black Eyed Child” (2018) e “Abracitos” (2020), vencedor do Prémio de Curtas CF no Fantasporto, entre outros prémios internacionais.
The Voyager – Fabrice Dugast- 14’ (Fra)- CF
Um assassino que se esconde sob a capa de vendedor de relógios chega a uma ilha. Cedo aparecem mulheres mortas. A desconfiança cresce. A inquietação domina. Baseado num texto de Robbe-Grillet. Primeira curta-metragem do produtor Fabrice Dugast, conhecido por “Le Petit Roi” e “Asomnie”.
Spot the Differences- Brune C, Aurélie L, Fleur L, Yohan G, Clémence , Samatha Liu – 6’ 34’ – (Fra) CF
Lottie é uma menina que descobre uma casa de bonecas no sótão. Mas cedo repara que é uma réplica da sua própria casa. E, mais, esta casa de bonecas é, em si, um jogo com regras muito restritas. Lottie vai jogar, mas cedo compreende que ficará sempre a perder... Cinema de animação vindo da famosa Rubika School.
La Condena – Ángel Pazos 14´(Esp) CF
Uma jovem tem de cuidar da sua mãe que está enferma. Mas nem sempre é fácil cumprir a sua obrigação. Há uma maldição de que ela não pode escapar. Um ambiente de medo e excesso dominam. O realizador Ángel Pazos que também é editor e director de fotografia, tem uma larga carreira também na televisão, é conhecido por “El Origen de la Familia” (2017), vencedor do Festival Notodo, “Sonrie” (2010) ou “El Hombre que Nunca se Sienta” (2005).
Acid Base- Shirin Eklasi- 15’- (Irão)- CF
Um homem procura obter ácido para atirar à cara da namorada. O homem que ele contacta leva-o por corredores obscuros a quem o pode fornecer. Mas o que encontra não é o que esperava. Em 2014, uma proclamação das autoridades sobre o uso do hijab levou o terror as mulheres do Irão, com uma série de ataques com ácido por extremistas religiosos. Este filme enaltece as mulheres que foram vítimas e não se resignam até acabar com esta violência bárbara contra elas.
Ahora Vuelvo – Lucas Paulino- 13’ (Esp)- CF
A mãe ao sair diz à filha que volta cedo, que só vai às compras. A filha prefere não lhe dar atenção e prefere ficar a ver televisão. Um vulto que lhe entra em casa, assusta-a. A casa já não é um lugar seguro. O realizador Lucas Paulino, com a sua curta anterior, “La Inquilina” (2021) venceu vários prémios, nomeadamente o Prémio de Melhor Curta no Toronto After Dark Festival e teve ainda uma menção no Fantasia Festival. “Ahora Vuelvo” (2023) é a terceira curta-metragem do realizador, depois de “El Cuento” (2019).
Ciela – Mauricio Sierra- 15’ (Mex)- CF
Ciela é uma menina solitária de uma comunidade de pescadores e que, sem querer, leva um polvo mágico para casa. Numa terra dominada por uma alcaide despótica, a menina vai ter um precioso e inesperado aliado para resolver os seus problemas e os da sua família O realizador Mauricio Sierra é conhecido por “Liberia 77” (2011) e “Eat Street” (2011). “Ciela” (2013) venceu já a competição geral (Prémio de Melhor Filme do Festival) e a de curtas-metragens no Festival de Brooklyn.
Fishmonger – Neil Ferron- 25’30’’ (EUA)- CF
Numa ilha remota, a mãe de um homem solteiro está a morrer. Se isso acontecer, sem o filho único se ter casado, ela irá para o inferno. Cabe ao filho descobrir como arranjar noiva urgentemente. Mas na aldeia apenas há uma mulher solteira. Uma sereia vem em seu auxílio. Uma lição de cinema nesta comédia de horror com o premiado actor Dominic Burgess. Selecção festival de Austin.