Produtor
CINEMA NOVO, CRL
Sinopse
Parabola –Karim Ouelhaj - 101’ (Belg) Retrospectiva Karim Ouelhaj- drama, v.o., leg ingl
Axelle, uma fotografa, encontra por acaso Sara, uma prostituta que se revela ser a sua amiga de infância.
Este filme é o primeiro de um tríptico dedicado à sociedade e que inclui “Le Repas du Singe” e “Une Realité par Seconde”. Diz o realizador: “Parabola”não é um filme sobre prostituição mas uma declaração nervosa e crua, viva e raivosa, sobre a miséria humana nas ruas de um cidade dura e violenta.” O jornal Soir acrescenta: “É um filme nascido da firme intenção de mostrar as coisas como são, sem luvas- uma intenção de encorajar”.
Com Celine Rallet, Mario Guzman, Julie Brug, Aude Lorquet. Selecção da secção Venice Days do Festival de Veneza, Tiburon Film Festival (USA), Amiens Festival (França) entre outras.
Realizador
Karim Ouelhaj
Realizador, escritor e produtor belga. A sua primeira longa-metragem “Parabola”, foi seleccionada para o Festival de Veneza na secção oficial Giornatti degli Autori Venice Days. Este filme venceu ainda o Prémio Federico Fellini em 2006 nos EUA, entre outros galardões. Foi a primeira longa-metragem de um tríptico dedicado à sociedade, e que incluiu “La Repas du Singe” (2013), Melhor Actriz no Festival de Roma, e “Une Realité para Seconde” (2015). Em 2016, a sua curta-metragem fantástico “L’Oeil Silencieux” venceu o Grande Prémio e o Méliès D’Argent no Festival de Bruxelas e foi seleccionado, e premiado, em inúmeros festivais. “Megalomaniac” (2022), a sua quarta longa-metragem, inspirada na história verdadeira do Carniceiro de Mons, obteve mais de 20 prémios internacionais, incluindo Melhor Filme no Fantasia (Canadá), Melhor Filme de Horror no Macabro Film Festival (México) e Melhor Filme, Realização e Actriz no Fantasporto 2023.