Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
NICØ +TOMÁS MARTIN
Música
29 de fevereiro, quinta-feira, 21:30
Sala Principal (Caixa de Palco)
Entrada: 5,00 euros
M/6 anos
Duração: 60 minutos
CICLO ALBARDEIRA
SINOPSE
O Ciclo Albardeira é uma coprodução do Teatro Municipal de Ourém e a Albardeira -
Associação Cultural, uma entidade jovem, sem fins lucrativos, fundada em 2021 por um
grupo de jovens oureenses. Esta iniciativa abre a porta do TMO a talentos emergentes e
locais da música portuguesa.
Após 5 edições ao longo de 2021 e 2022, em 2023 o projeto transforma-se para reforçar os
seus objetivos iniciais - incentivar a criação artística local, criar sinergias entre artistas locais e nacionais, valorizar o património concelhio e provocar os artistas a sair da sua zona de conforto. Para 2023 os artistas serão convidados a realizar uma residência artística de 5 dias que resultará na apresentação de um espetáculo único no TMO. Em 2023 o ciclo passa a fronteira da música para um conceito multidisciplinar, existindo residências entre músicos e artistas de outras áreas como as artes plásticas ou performance.
NICØ
Investido numa constante procura por novas texturas e padrões sonoros, NICØ encontra conforto na fragilidade do improviso e na efemeridade das patches. Nome emergente da cena eletrónica modular lisboeta - e fazendo-se acompanhar de um sintetizador modular em constante mutação desde 2020 - os seus livesets oscilam entre as frequências do FIDM, glitch, ambient, hyperpop - mas também pelos ritmos frenéticos do icdrum&bass e do jungle. Através da amálgama de processos variados de composição, NICØ apresenta ao vivo algumas das suas faixas produzidas metodicamente, enquanto abre espaço para a improvisação e se deixa levar pelas nuances da espontaneidade.
TOMÁS MARTIN
Natural de Ourém, é um saxofonista versátil que se envolve em diversos contextos académicos e artísticos. Iniciou a sua trajetória académica na Ourearte, Escola de Música e Artes de Ourém, licenciando-se em saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e encontra-se atualmente a prosseguir o mestrado em ensino na mesma instituição.
No âmbito erudito, destacou-se ao tocar a solo com várias orquestras, incluindo a orquestra da ESML e em concerto com a filarmónica União Taveirense (FUT) no festival da Antena 2.
Além desse contexto, colabora com o rapper xtinto, é membro da brass band Bandustika, cofundador do ensemble contemporâneo Concrète [LAB] Ensemble e um músico orgulhoso da Sociedade Filarmónica Ouriense.
Para além do seu interesse pedagógico, Tomás Martin promove a diversidade musical, explorando diferentes conteúdos na música que toca, sustentando-se na versatilidade adquirida em cada estilo musical que aprende.