Promotor
Câmara Municipal de Setúbal
Sinopse
TORD GUSTAVSEN
Tord Gustavsen é uma das figuras de maior relevo do jazz escandinavo. O seu trabalho transporta-nos para as vastas paisagens do seu país natal, a Noruega.
Estreia-se em 2003 com Changing Places, primeiro de três álbuns em trio editados pela lendária editora ECM Records. O disco serve de carta de apresentação ao som de Tord Gustavsen: inovador e futurista no que respeita à liberdade musical e inventividade, retendo simultaneamente uma ligação à serenidade das paisagens escandinavas.
Em 2009, Tord Gustavsen assume uma nova formação, o quarteto, e edita vários novos trabalhos, incluindo os aclamados The Well (2012) – incluído na lista dos 50 clássicos imperdíveis da ECM – e Extended Circle (2014).
O regresso ao trio dá-se com The Other Side (2018) um trabalho repleto de “momentos de absoluta beleza” e que é apresentado em Portugal em 2021, numa digressão de três datas – Castelo Branco, Caldas da Rainha e Ponta Delgada – que hipnotizam o público português e arrancam as melhores críticas.
Opening (2022), novo álbum em trio, alia a subtileza característica do jazz nórdico a ambientes harmónicos profundamente poéticos e meditativos. O disco foi destacado na Pitchfork e como ‘Editor’s Choice’ na prestigiada revista Jazzwise e tem vindo a ser apresentado por toda a Europa.
Ao longo de 20 anos de carreira, Tord tem recebido inúmeras distinções, de onde se destaca o prestigiado Grammy norueguês, o prémio CHOC criOcal (França), e ainda o Prémio Bell para o melhor Álbum de Jazz internacional.
PRESS QUOTES
‘Opening’ creates an atmosphere perfect for a walk by a cabin at dawn, with the sun peeking in through the trees.’ PITCHFORK – 7.4/10 (Jun 2022)
‘Tord Gustavsen parece ter via aberta para o sítio onde está guardado o segredo da ligação entre os sons e os estados de alma’ PÚBLICO (Nov 2021)
‘Gustavsen é um pianista imenso’ RIMAS E BATIDAS (Nov 2021)