Produtor
Associação Porta-Jazz
Breve Introdução
BLOCO 2
03. Fev. 2024
16:00
Palco do grande auditório + sub-palco, Rivoli
Ward / Trocado / Tavares – “Corrosion”
A natureza efémera do som está patente, à medida que estratos de som emergem para logo a seguir se deteriorarem, desintegrarem e recombinarem, testando as fronteiras do orgânico, erodindo estruturas físicas e metafóricas, movendo-se ao longo dos pontos de contacto entre música improvisada, disposições humanas ou inhumanas e decadência social. “Corrosion” é o segundo álbum deste trio de improvisadores, editado em 2023 com o Carimbo Porta-Jazz, composto por dois experientes músicos estabelecidos no Porto e uma figura de relevo no panorama experimental europeu e que trabalha a partir do Reino Unido.
Tom Ward - flauta, saxofone e clarinete, Nuno Trocado - guitarra e processamento electrónico em tempo real, Sérgio Tavares – contrabaixo
HOW NOISY ARE THE ROOMS?
Trio eclético e provocativo oriundo de três pontos do centro da Europa – Alemanha, Suíça e Áustria – reunido no seio da música experimental e improvisada que floresce no festival anual Bezau Beatz, com quem a Porta-Jazz tem estabelecido um intercâmbio. A proposta deste ano para integrar o Festival Porta-Jazz compreende a participação destes três músicos de referência no meio europeu, que procuram neste projeto testar a compreensão perante as diferentes perspetivas sobre o som, emitindo uma forte e constante energia com os elementos a chocarem entre si, em explosão sonora. Espera-se anarquia criativa, sons vocais que evocam culturas distantes, labirintos de manipulação eletrónica e incansável percussão ritualista.
Almut Kühne – voz, Joke Lanz – turntables, Alfred Vogel – bateria e electrónica
__________________________________