Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
Um louco começa com um encontro. Era uma vez uma avó que viajava de comboio com o seu neto de oito anos. Nessa viagem, ambos travam conhecimento com um jovem simpático e bastante misterioso. Simão — assim se chama o rapaz — vai matricular-se na Faculdade de Letras. Sente falta das consultas de terapia, que não tem dinheiro para pagar e, talvez por isso, parece ver o mundo de maneira um tanto diferente. Será louco ou só brincalhão? No dia seguinte o país acorda sobressaltado com uma notícia inesperada: um impostor tem vindo a fazer-se passar pelo Presidente. As forças de segurança procuram-no, mas sem sucesso. Quem seria? Simão? Fosse quem fosse, acontece ainda algo de mais impressionante: um movimento à escala nacional contagia todo o território e deixa o país em ebulição. Uma quantidade surpreendente de pessoas, em diversos pontos do país e sem aparentemente nada terem em comum, surgem vestidas como o Presidente e dirigem-se aos seus concidadãos. Será que toda a gente enlouqueceu?
Romancista, dramaturga, ensaísta e poeta, Leslie Kaplan nasceu em 1943 em Nova Iorque mas cedo a sua família se mudou para Paris, onde a autora vive actualmente. Formada em filosofia, história e psicologia pela Sorbonne, publicou a sua primeira obra, L’excès-l’usine, em 1982. Autora prolífica e com vários registos, desde então já publicou mais de duas dezenas de livros. Um louco é a sua primeira obra a ser traduzida e editada em Portugal.
Ficha Artística
Texto de Leslie Kaplan | Encenação, dramaturgia e versão cénica de Marta Dias
CASA - Colectivo Artístico
Concepção e realização vídeo Bruno Bernardo
Cenografia e figurinos Marisa Fernandes
Produção e assistência de encenação Ana Rita Nabais
Programação e montagem vídeo Nuno Barroca
Interpretação Ana Brandão, Bruno Bernardo, Carmen Santos, Madalena Almeida, Vítor d’Andrade
Notas Suplementares
Sábado, dia 26 Outubro às 18h00 no foyer do TMJB, lançamento do livro com o texto original da Leslie Kaplan e com a presença da autora.
Domingo, dia 27 Outubro conversa com o público na sala experimental a seguir ao espectáculo.