Promotor
Associação Cultural Plutão Camaleão
Informações Adicionais
Terra Incógnita com nova sessão em setembro, a juntar Xexa e Luís Senra
O novo ciclo do Terra Incógnita acontece entre os dias 2 e 9 de setembro, voltando a fazer da ilha de São Miguel palco para caminhadas performativas e conversas que refletem sobre as múltiplas relações entre natureza e música. O novo episódio contará com uma criação inédita entre o açoriano Luís Senra e a portuguesa de ascendência cabo-verdiana Xexa. A apresentação acontecerá no dia 9 de setembro pelas 10h00. Os bilhetes podem ser adquiridos através da bol.pt pelo valor de 5 euros.
Sob o lema Além da Paisagem, o Terra Incógnita tem vindo a criar um conjunto de ações e conteúdos que abrem novas leituras sobre o território açoriano, a importância da sua preservação e o contributo que a cultura pode ter para ambos. A par das várias apresentações que realizou desde 2021, o projeto lançou, em março último, uma aplicação mobile que pode ser usada, de forma gratuita, por qualquer visitante da ilha de São Miguel. Na mesma estão compiladas todas as criações artísticas realizadas, com isso, permitindo a todos a exploração, a seu tempo, dos trilhos propostos e das respectivas bandas sonoras criadas. A aplicação permite ainda a ativação das criações de realidade virtual que Serafim Mendes desenvolveu para os espaços naturais. A aplicação pode ser encontrada na App Store e na Google Play.
LUIS SENRA
Luís Senra procura estabelecer uma relação com os lugares e as pessoas com quem se cruza, tendo como ponto de partida os sons e a sua observação. Num processo contemplativo e de constante reação, adaptação e ajustes à realidade que o envolve, a intenção passa por atingir um ponto de integração e união com os elementos, onde os sons se complementam e se tornam parte do mesmo todo.
XEXA
XEXA é uma artista portuguesa afrofuturista multidisciplinar com ascendência são-tomense. Atualmente a viver em Londres, onde prossegue os estudos em Música e Som após concluir o ensino secundário na António Arroio em Lisboa. O seu trabalho reflete a exploração de sons tentando um híbrido de ritmos tradicionais africanos com sintetizadores, design de som e vocais. Uma nova voz estética em novas redes de adesão, cooperação e solidariedade, cujo álbum de estreia está previsto para o outono de 2023 pela editora Príncipe.
Paralelamente ao programa de criação artística, o Terra Incógnita incluirá ainda duas conversas. A primeira, a ter lugar no dia 6 de Setembro, pelas 19h00, na La Bamba Bazar Store, junta os dois artistas em residência, Luís Senra e Xexa. A segunda, agendada para as 19h00 do dia 7 de setembro, será com o arquiteto Paulo Vieitas, responsável pela concepção e desenho do palco itinerante dos Tremor na Estufa.
A acompanhar todas as edições, o realizador Diogo Lima criou Futuro e Memória, Terra Incógnita, uma série documental que acompanha artistas, entrevistas intervenientes e figuras da ilha. Os primeiros episódios podem já ser vistos online em terraincognitapdl.com.
Ao comprar este bilhete deverá dirigir-se no dia 9 de Setembro às 9:30 para o Parque de Estacionamento da Madruga (https://goo.gl/maps/1p3s9sjazo8CYCoa6). Aqui um autocarro irá fazer o transfer para o trilho e espetáculo, com viagem de regresso ao mesmo ponto com chegada prevista para as 12:30.