Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
Nesta formação iremos abordar formas criativas de incorporar a arte e a tecnologia em contexto de sala de aula, utilizando o exemplo do 0 + 1 = SOM, programa educativo desenvolvido em parceria pela Braga Media Arts, o Município de Braga e a Digitópia Casa da Música. Temos como objetivo principal perceber como explorar as sinergias entre as artes e as ciências (e tendo a metodologia STEAM em vista) e, mais importante, como conjugar estas atividades com os programas e currículos das diferentes disciplinas do ensino básico.
Músico e educador, Óscar Rodrigues trabalha nas áreas da música erudita (com foco na música eletrónica) e da música comunitária e colaborativa. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto e em Composição pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), também no Porto, e, ainda, Mestre em Composição e Teoria Musical (ESMAE) e em Ensino de Música, pela Escola das Artes da UCP - Porto, com investigação na área da improvisação. Atualmente é o curador da Digitópia, na Casa da Música, um grupo dedicado à criação e à educação musical utilizando o poder facilitador da tecnologia. As suas atividades incluem a performance de música eletrónica, o desenvolvimento de oficinas e programas educativos, a direção artística de concertos educativos, e a programação de software.
Informações Adicionais
Formador: Óscar Rodrigues.
Horário: 09:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00.
Público-alvo: Docentes de qualquer grupo de recrutamento (direcionado até ao 3.º ciclo de escolaridade), educadores não formais e outros interessados.
Nota: Formação acreditada por Centro de Formação.
Parceiro: Digitópia Casa da Música.
Notas: embora não obrigatório, aconselha-se os participantes a levarem um computador portátil ou tablet para a sessão.