Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
Depois de uma primeira introdução ao Max, o artista sonoro Rodrigo Constanzo leva-nos novamente a descobrir este software de produção áudio.
Este workshop centrar-se-á na exploração de Machine Learning no contexto de aplicações de tempo real e de baixa latência. O workshop utilizará e explorará especificiamente o SP-Tools, um conjunto de ferramentas de Machine Learning para bateria e percussão, mas aplicável também a outros instrumentos e tipos de input áudio (guitarra, voz, flauta, etc.). Rodrigo Constanzo partilhará ainda alguns conceitos de Machine Learning no contexto da produção musical através da extensão Fluid Corpus Manipulation (FluCoMa) para Max.
Algum conhecimento prévio de Machine Learning é útil, mas não fundamental. Para tirar o máximo partido do workshop, o participante deverá ter um conhecimento intermédio (a avançado) de Max.
Ficha Artística
A viver entre o Porto e Manchester, Rodrigo Constanzo é um artista sonoro cujo trabalho viaja entre a improvisação, a performance e a composição. Constanzo está envolvido em diversos projetos colaborativos, onde explora intensamente a programação e a percussão. No seu trabalho é frequente depararmo-nos com soluções inovadoras e inusitadas, numa relação muito interessante entre quotidiano, música e tecnologia.
Informações Adicionais
Formador: Rodrigo Constanzo.
Público-alvo: artistas, músicos, programadores, professores e outros profissionais interessados nas artes media.
Nota: workshop ministrado em inglês.
Horário: 10:30 às 13:00 e 14:30 às 16:30.
Material e software que os participantes deverão levar para a sessão ou instalar previamente:
- Max 8.3+;
- FluidCorpusManipulation 1.0.6+ instalado do package manager do Max;
- SP-Tools v0.8 descarregados do github (https://github.com/rconstanzo/SP-tools/releases/latest);
- Interface de áudio;
- Headphones;
- Um microfone e/ou um instrumento que reproduza no Max; para os bateristas, é recomendável o hardware Sensory Percussion e uma tarola;
- Controlador MIDI (opcional);
- um conjunto de one-shot samples gravados pelo participante (idealmente mais de 100 samples);
- uma gravação longa (5 a 10min) a explorar uma fonte sonora incomum.