Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
Artificialia é um estranho mundo de artefactos sónicos colecionados pela Sonoscopia e pelo construtor de autómatos musicais americano Matthew Steinke.
Num percurso com várias paragens para descobertas insólitas, encontram-se os mais bizarros, intrigantes e fascinantes sons e instrumentos musicais oriundos de um passado e futuro inexistentes.
Entre um gabinete de curiosidades e um freak show sonoro, Artificialia projeta-nos para um universo paralelo em que um som imaginário se materializa nas mais inesperadas formas.
Ficha Artística
Sonoscopia
Associação que promove a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos com foco nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 500 eventos, criações artísticas, atividades pedagógicas e publicações em cerca de 20 países europeus e também pelo mundo fora. “Phonambient”, “INsono”, “Phobos – Orquestra Robótica Disfuncional” e “Phonopticon” são alguns dos seus projetos de criação. A Sonoscopia é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes.
Direção: Matthew Steinke, Gustavo Costa
Músicos e criadores de instrumentos: Matthew Steinke, Gustavo Costa, Alberto Lopes, Henrique Fernandes, Tiago Ângelo
Programação e robótica: Tiago Ângelo
Espaço cénico: Catarina Barros
Desenho de luz: Mário Bessa
Produção executiva: Patrícia Caveiro
Assistente de produção e apoio técnico: Vicente Mateus
Produção: Sonoscopia
Coprodução: Teatro Municipal do Porto
Agradecimentos: Cct-Tep - Teatro Experimental do Porto, João César Nunes, João Ricardo, Rodrigo Cardoso