Promotor
Município de Lagoa
Sinopse
A interpretação da Cantata BWV 211 de J.S.Bach - Cantata do Café pretende dar espaço à solidez do trabalho desenvolvido pela ARTIS XXI, na área da arte participativa no território de Lagoa e à criação de rotinas de apresentação da comunidade.
A par da interpretação desta obra de grande envergadura, que será encenada e apresentada com a participação de Jovens e Adultos com necessidades específicas, sob coordenação da encenadora e actriz Francisca Marinheira, teremos também uma encenação da autoria do actor e encenador Jorge Soares, que irá trabalhar em proximidade com alunos do agrupamento ESPAMOL, nomeadamente os alunos do curso profissional de Técnico de ação Educativa, da EnCantata encomendada à compositora Teresa Gentil.
Os projectos participativos reúnem a vantagem de asseguramos que as famílias virão ouvir e ver, que irão contagiar os seus amigos à audição e o poder local sentir-se-á comprometido e curioso para continuar a apostar nas artes como um motor cívico e inclusivo.
Este formato assume-se original e inovador na medida em que quebra a separação entre profissionais e amadores, em que humaniza os artistas que estão no palco, longe especialmente do seu público. Um dos pontos de partida para esta criação são algumas das histórias e lendas algarvias, concretamente "A Encantada de Porches".
Este projeto conta com uma residência artística durante uma semana antes da data de apresentação, antecedida de uma preparação com aulas regulares durante 3 meses, permitindo que a dramaturgia da EnCantata parta do grupo de alunos - das suas escolhas e estares.
Tem como objetivo geral proporcionar a afirmação do Indivíduo, através da linguagem artística, fundamentalmente pela sua capacidade de realização e consequente reconhecimento pelos seus pares e restante comunidade. O projeto tem por base a relação entre o Teatro, a Palavra e a Música, como forma de linguagem, pretendendo assim estender as premissas da arte inclusiva.
Para além da apresentação ao público em geral, far-se-á uma apresentação dedicada exclusivamente ao público escolar do concelho de Lagoa.
Este projeto tem como parceiro e apoio o Município de Lagoa e é apoiado pela DgArtes. Integra-se no Plano Nacional das Artes / ESPAMOL.