Promotor
Jazz ao Centro Clube
Sinopse
CV & JAB é a colaboração entre Christina Vantzou e John Also Bennett. O seu primeiro álbum, Thoughts of a Dot as it Travels a Surface (Shelter Press, 2018), foi a banda sonora de um desenho panorâmico de parede de Zin Taylor, e mapeou musicalmente, de forma serena e inventiva, um trabalho visual site-specific. O seu segundo álbum, Landscape Architecture (Editions Basilic, 2020), colocou ambos os músicos a funcionar em perfeita compreensão e complementaridade em vários cenários visuais e espaciais, permitindo que a sua música pintasse cores ou linhas na atmosfera, ou preenchesse vazios e produzisse estruturas de uma intensa psicofisicalidade. Utilizando instrumentação acústica e uma extensa genealogia sonora, CV & JAB compõem auras musicais ambientais que reconfiguram a tridimensionalidade que nos rodeia, criando conforto para nos ligar emocionalmente.
Christina Vantzou é uma compositora baseada em Bruxelas que lida com a expansão do tempo, atmosferas e harmonias através da electrónica e de instrumentos acústicos. Os seus lançamentos incluem cinco álbuns a solo numerados de música clássica-ambiente na editora americana Kranky, o LP Multi-Natural de 2020; uma incursão na electrónica abstracta e gravação de campo lançada pela editora belga Edições CN, dois álbuns com John Also Bennett como CV & JAB, e muitos outros trabalhos a solo e em colaboração. No seu último trabalho, Vantzou concentra-se na criação de espaços cerimoniais e afectivos onde a voz, os sintetizadores, o piano e a electrónica se estendem vaporosamente das profundezas, brilham no sonho e emergem à luz do dia.
John Also Bennett é um compositor e multi-instrumentista americano que cria música que pode ser descrita como atmosférica, avant-garde ou minimalista. O seu álbum de estreia a solo Erg Herbe, que utilizou flautas, síntese microtonal e gravações de campo, foi lançado pela Shelter Press em 2019. O seu mais recente trabalho a solo, Out there in the middle of nowhere, adiciona uma guitarra lap steel afinada à medida e é o resultado de um ano de viagem, usando ingredientes simples para se envolver com espaços vazios, tempo e ressonância numa escala glacial para iluminar uma complexidade e magia inerentes ao nada aparente. Colaborou com inúmeros músicos, artistas e compositores, incluindo Jon Gibson, Christina Vantzou, Jefre-Cantu Ledesma, Pauline Anna Strom, Zin Taylor, Peter Burr e FORMA, entre muitos outros.