Promotor
Câmara Municipal de Silves
Sinopse
A 6ª edição deste ciclo pretende continuar o trabalho de dinamização cultural dos Vinhos de Silves levando o público ao interior algarvio e a conhecer o “Outro Algarve”. O público vivencia um evento marcante e diferenciador, um ambiente único a cada sessão, integrado numa marca (já registada) sinónimo de qualidade, que se reveste como um importante veículo de divulgação dos produtos identitários do território.
Durante as sessões o público desfruta de um concerto de jazz, de estilos diferentes, nos quais as sonoridades se adaptam aos distintos ambientes de requinte que cada produtor evidencia. A ambiência é projetada ao pormenor proporcionando ao público uma experiência carismática, que perpetuará na sua vivência futura. No decorrer do evento serão servidas 3 provas de vinho do produtor anfitrião, acompanhadas com tapas confecionadas com produtos regionais.
Num total de 20 sessões, o ciclo iniciar-se-á a 25 de novembro de 2022 e terminará a 27 de maio de 2023.
VINHOS JOÃO CLARA
A história desta Quinta inicia-se em 1975, quando João Clara decidiu adquirir esta propriedade e plantar a sua primeira vinha. Localizada na freguesia de Alcantarilha, com 28 hectares, tem na vitivinicultura a sua principal atividade.
O João Clara Tinto Vinho Regional do Algarve, primeira referência desta quinta, foi lançado em 2006, concretizando o sonho dos seus produtores, que escolhem António Maçanita como enólogo e Júlio Antão como artista plástico, para vestir a primeira garrafa e elaborar a imagem da marca João Clara: uma chaminé algarvia.
Atualmente, a Quinta João Clara é dirigida por Edite Alves e as suas filhas Ana e Joana Alves. Além da sua atividade a Quinta João Clara está preparada para receber visitas ao espaço e provas (mediante marcação prévia).
"Nuno Carpinteiro Quarteto”
Nuno Carpinteiro nasce em Mascarenhas, Mirandela e cedo vem para Setúbal. Aos 8 anos começa a estudar órgão, mas é aos 10 anos que descobre o acordeão. Em 2019 surge “A Montanha”. Este é o nome do seu primeiro disco, um trabalho de músicas instrumentais, onde o acordeão, a viola e a guitarra eléctrica se unem numa viagem sonora por temas de natureza tradicional.” O disco estreou em 2019 com o tema que lhe dá nome, “A Montanha”, precisamente na montanha do Pico, nos Açores. As suas criações têm raiz nas suas memórias e na forte relação que tem com a natureza. A simplicidade, o silêncio e a complexa harmonia que encontra nas caminhadas pelo campo refletem-se nas suas composições.
Promotor
Câmara Municipal de Silves
Ficha Artística
Diogo Sousa – Bateria
João Novais – Contrabaixo
Sérgio Mendes – Piano e guitarra elétrica
Nuno Carpinteiro – Acordeão
Coordenação Geral: Município de Silves
Produtor Anfitrião: Quinta João Clara
Mestre-de-cerimónias: Luis Manhita
Parceiros Estratégicos: Agrupamento de Escolas Silves Sul Associação Barmen Algarve
Informações Adicionais
Telefone: 282 440 800 (ext. 2743)
Email: [email protected]