Produtor
Município de Coimbra
Sinopse
Requiem é provavelmente a obra de Gabriel Fauré mais conhecida e interpretada internacionalmente. A primeira versão do compositor limitava-se a apenas cinco movimentos e forças de pequena escala com cordas graves, harpa e órgão. A obra foi então ampliada várias vezes, culminando na versão de 1900 para grande orquestra. Apesar de seu período comparativamente longo de gestação, o Requiem forma uma unidade estilística universalmente apreciada. Ao contrário de outras configurações de réquiem, o compositor renuncia a quaisquer gestos teatrais nesta obra. Uma faixa dinâmica contida junto com uma escrita melódica graciosa para solistas e coro dão ao trabalho um caráter gentil e otimista. O Requiem de Fauré é um marco da música religiosa do Romantismo tardio. Uma expressividade ímpar recuperou e atualizou o cantochão medieval pelo prisma da sensibilidade romântica. Coro, solistas e orquestra misturam-se numa obra que concentra uma leitura pacífica da eternidade. A intensidade dolorosa e contida do Requiem é ideal para um Grande Concerto de Páscoa.
O recolhimento espiritual que culmina na celebração festiva da Páscoa é também assinalado na primeira parte deste concerto com a expressiva Sinfonia Nº 49 de Haydn, popularmente conhecido como La Passione (A Paixão), que pode dever o seu nome ao facto de ter tido uma apresentação única durante a Semana Santa, na cidade de Schwerin, no norte da Alemanha, em 1790, após um longo período (1756 -1785) em que a execução de música secular foi proibida. A partitura da sinfonia é típica de Haydn neste período: oboés, fagote , trompas e cordas. De um início sereno, a tensão e as mudanças abruptas marcam uma obra considerada pelos críticos de energia implacável.
Ficha Artística
Coro Sinfónico Inês de Castro
Orfeon Académico de Coimbra
Orquestra Clássica de Espinho
Soprano: Sónia Grané
Barítono: Tiago Matos
Direção: Rita Castro Blanco
Informações Adicionais
- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
€10 bilhete único