Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
VICTORIA + NEUZA MATIAS
Música / Performance
27 de abril, quinta-feira, 21:30
Sala Principal (Caixa de Palco)
Entrada: 5 euros
M/16 anos
Duração: 60 minutos
CICLO ALBARDEIRA | RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
SINOPSE
O Ciclo Albardeira é uma coprodução do Teatro Municipal de Ourém e a Albardeira - Associação Cultural, uma entidade jovem, sem fins lucrativos, fundada em 2021 por um grupo de jovens oureenses. Esta iniciativa abre a porta do TMO a talentos emergentes e locais da música portuguesa.
Após 5 edições ao longo de 2021 e 2022, em 2023 o projeto transforma-se para reforçar os seus objetivos iniciais - incentivar a criação artística local, criar sinergias entre artistas locais e nacionais, valorizar o património concelhio e provocar os artistas a sair da sua zona de conforto. Para 2023 os artistas serão convidados a realizar uma residência artística de 5 dias que resultará na apresentação de um espetáculo único no TMO.
Em 2023 o ciclo passa a fronteira da música para um conceito multidisciplinar, existindo residências entre músicos e artistas de outras áreas como as artes plásticas ou performance.
VICTORIA
Francisco Madureira e Paulo Lopes são os músicos responsáveis por toda a música que Victoria faz. Não que os temas sejam sobre eles, antes sobre a realidade que os rodeia e que destilam através da personagem fictícia que criaram para encabeçar a procura musical que têm vindo a desenvolver.
NEUZA MATIAS
Neuza Matias (2002) vem de Portugal, e atualmente reside em Londres, onde estuda pintura na UAL, Camberwell College of Arts. Recentemente o seu trabalho foi exposto em Southwark Park Galeries (Londres), APT Gallery (Londres), Corrente de Ar Vol. II (Lisboa), Festival a Porta (Leiria).
‘O mundo misterioso de Neuza Matias é-nos apresentado em tom de brincadeira, infantil e aparentemente imaturo, povoado por figuras que parecem brinquedos. Vemos paisagens de outros mundos, com seres de outros mundos, a fazer coisas que não lembram ao diabo... No meio deste cenário absurdo, geralmente encontramos um paralelo óbvio com o nosso mundo. No fundo e quando visto de perto é um trabalho sobre vida e morte, amor e sofrimento’ - Leonardo Rito 2022