Promotor
Universidade de Coimbra
Sinopse
KMRU & Aho Ssan
Em 2020 o artista queniano KMRU e o alquimista francês Aho Ssan, criaram Resurgence em resposta a uma encomenda do festival Atonal em Berlim. Não tendo sido a primeira colaboração entre os dois, há algo de inédito na forma como a abordagem de ambos se aproxima sem se diluir. Dois anos mais tarde lançam Límen, um disco fortemente marcado pela experiência marcante de uma pandemia global, onde fica evidente essa capacidade de em conjunto criarem algo para lá dos seus, aclamados, trabalhos individuais; uma peça intensa e dotada de um apelo emocional poderosíssimo.
KMRU nasceu em Nairobi e vive em Berlim onde estuda Arte Sonora na Universität der Künste. Desde 2020 já lançou Peel pela Editions Mego, Jar na Seil Records e Opaquer na Dagoretti. Nestes 2 anos tem sido destaque nas listas de melhores discos do ano entre as categorias de ambient e de field recordings e aparecido nos cartazes de festivais e salsas como o Primavera Barcelona, Les Siestes Toulouse, Semibreve, Braga, Atonal Berlim ou Le Guess Who? na Holanda.
Aho Ssan vive em Paris onde estudou design e cinema. O seu primeiro disco também saiu em 2020, Simulacrum, logo com a Subtext Recordings e estreia no Atonal em Berlim. Já este ano esteve na edição do Unsound New York. No ano seguinte o disco foi revisitado numa edição de remisturas incluindo Roly Porter ou FRKTL. Em 2022 este no cartaz do Unsound, Work On Sunday, MIRA e a bienal Sonic Acts em Amsterdão.
A estreia nacional de Límen, no menor, incluí o vídeo original de Aho Ssan para este espectáculo.
Jonathan Uliel Saldanha
Construtor sonoro e cénico, trabalha com pré-linguagem, dub, cristalização, percussão, allopoiesis, animismo e eco.
A sua obra oscila entre a pista de dança e o palco com igual intensidade, com passagem pelas bienais BOCA e Ano Zero, ou o laboratório e festival Linha de Fuga, da mesma forma que no CCB, no Palais de Tokyo, na Culturgest, ou no Teatro Municipal do Porto; mas também em festivais como Unsound, Le Guess Who?, Sónar ou Primavera Sound, ou o Nyege Nyege no Uganda
Fundador da plataforma artísitica Soopa. Co-fundador da editora discográfica Silorumor. Dirige o ensemble HHY & The Macumbas e é co-fundador da banda Fujako. A sua música está editada na ångström, Tzadik, Rotorelief, Silorumor, Wordsound e Nyege Nyege Tapes.
Em Coimbra apresentará HYPER IKONOSTASIS uma peça sonora espectral, para um dispositivo acusmático transcendente da posição canónica palco-plateia; criada numa encomenda do menor, em exclusivo para a sala do TAGV.
Ficha Artística
menor - Festival de Música Eletrónica
curadoria Alexandre Lemos
produção Teatro Académico de Gil Vicente