Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
"ZOO STORY"
Teatro
10 de março, sexta-feira, 21:30
Sala Principal
Entrada: 7,50 euros (preço inteiro) / 6,00 euros (desconto JOVEM para menores 30 anos; desconto SÉNIOR para maiores 65 anos; desconto FAMÍLIAS para famílias de 3 ou mais elementos com adulto(s) e criança(s) até aos 12 anos; desconto CULTURAL para alunos e professores de Conservatórios, Academias, Escolas de Artes e Ensino Superior Artístico)
M/12 anos
Duração: 60 minutos
"ZOO STORY" pela COMPANHIA TERRA AMARELA
SINOPSE
Num espaço indefinido dá-se um encontro. Afirma-se a necessidade de comunicação e entendimento, dispensando a retórica. A partir daqui, o conflito escrito por Albee entre as personagens Peter e Jerry abre-se à plateia.
Já não é uma personagem que procura outra, é um grupo de pessoas sentadas numa sala de teatro, à procura de uma forma de se relacionar com um espetáculo. A única morte é a de Jerry, mesmo no final. Tudo o resto é futuro. Se a obra de Albee mostrava o encontro involuntário entre dois homens que expunham no seu diálogo o isolamento, a segregação e a desumanização das sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.
A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através do desempenho de dois intérpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022 numa oficina teatral dirigida a intérpretes S/surdas/os, realizada no D. Maria II.
Zoo Story é uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.
FICHA ARTÍSTICA
texto EDWARD ALBEE
interpretação MARTA SALES, TONY WEAVER
cenografia F. RIBEIRO
figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
desenho de luz NUNO SAMORA
sonoplastia JOSÉ ALBERTO GOMES
assistência de encenação BÁRBARA POLLASTRI
tradução para LGP CARLOS MARTINS
produção executiva NUNO PRATAS – CULTURPROJECT
coprodução TEATRO NACIONAL D. MARIA II, TERRA AMARELA, CINE-TEATRO LOULETANO, CENTRO DE ARTES DE ÁGUEDA, CENTRO CULTURAL VILA FLOR E CULTURPROJECT
parceria FUNDAÇÃO GDA, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA
projeto financiado pela REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA / DGARTES