Promotor
Município de Ourém
Breve Introdução
“DANCER IN THE DARK”
Cinema
8 de fevereiro, quarta-feira, 21:30
Sala Estúdio
Entrada: 3,00 euros
M/12 anos
Duração: 140 minutos
CICLO DE CINEMA LARS VON TRIER
SINOPSE
"Dancer in the Dark" foi o grande vencedor no Festival de Cannes em 2000. Arrebatou a Palma de Ouro (melhor filme) e a estreante Björk recebeu o Prémio para a Melhor Interpretação Feminina.
O filme de Lars von Trier fecha o círculo de uma trilogia que começou com "Ondas de Paixão" e continuou com "Os Idiotas", todos eles vinculados aos critérios do manifesto Dogma 95 - que, questionando o artificialismo do cinema convencional, impõe filmar de câmara na mão e com luz natural.
O sacrifício feminino é novamente evocado mas, enquanto que no primeiro filme temos a imolação de uma mulher pelo marido, neste último a mártir é uma mãe solteira, que se sacrifica pelo filho.
Em tom de melodrama musical, o filme conta a história de Selma (Björk), uma mulher de origem checa, mãe solteira, que em 1964 emigra para a América, onde arranja trabalho numa fábrica. Selma tem um segredo que vai ter de resolver e precisa de arranjar dinheiro. A realidade é trágica e Selma tenta alienar-se do mundo real e refugia-se na música, a sua grande paixão, criando cenários alegres, típicos dos grandes musicais de Hollywood.
Título original: Dancer In The Dark
Realização: Lars Von Trier
Interpretação: Catherine Deneuve, Björk, David Morse, Vladan Kostic
Duração: 140 minutos
Origem: DIN
Género: Drama, Musical
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 2000, Cores