Promotor
Município de Coimbra
Sinopse
Programação paralela à exposição "Primaveras Estudantis. Da crise de 1962 ao 25 de abril."
Um dos mais estranhos episódios medievais, sucedeu em 1212, e ficou conhecido como Cruzada das Crianças. Foi, muito provavelmente, um engano, um equívoco, mas a história que sobreviveu no imaginário popular conta que inúmeras crianças se juntaram para tomar a Terra Santa.
Neste século, temos uma cruzada moderna, de crianças, milhares delas, que decidem sair para as ruas a reclamar certas coisas (em vez da Terra Santa, uma sociedade melhor), reclamar precisamente aquelas coisas que os adultos já perderam a capacidade de exigir, mas que as crianças são perfeitamente capazes de saber expressar. Coisas essenciais que passámos a achar que são utopias, desejos imaturos, falta de noção da realidade, etc.
Todos os adultos são agora confrontados com as exigências das crianças (coisas tão simples como acabar com a fome, acabar com a solidão, fazer com que o Pai Natal consiga chegar a África, quarenta horas semanais de brincadeira, etc.), riem-se do esforço, passam-lhes as mãos na cabeça e sorriem da ingenuidade, não fazendo nada para mudar, não intervindo.
Haverá, assim, dois níveis de leitura: o público mais jovem, não perceberá a atitude dos adultos e verão sempre a parte positiva de toda a demanda, as exigências pueris, essenciais, por vezes cómicas. Os adultos, pelo contrário, verão apenas a parte cínica.
Ficha Artística
Autor Afonso Cruz
Encenação Rute Rocha
Intérpretes Cristina Cavalinhos, José Mateus, Pedro Barbeitos
Música MAGO
Apoio ao movimento Valentina Parravicini
Design de cena Ana Limpinho
Design de luz José Álvaro Correia
Operação técnica Paulo Santos
Design gráfico: João Concha
Coprodução Gato que Ladra e Fundação C.C.B. / Fábrica das Artes17a produção
Informações Adicionais
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
€ 4 Geral
€10 Bilhete Família, (2 adultos + 2 crianças até 12 anos ou 1 adulto +3 crianças até 12 anos) disponível apenas na bilheteira local