Promotor
Câmara Municipal de São João da Madeira
Sinopse
Esta coprodução que contou, em 2022, com um ensaio aberto na Casa da Criatividade, sobe agora ao seu palco.
Os livros de José Saramago possuem a marca de nascença dos textos nómadas, itinerantes, que transcendem a sua própria história para se encontrarem na história de quem os lê e volta a contar.
A partir dos contos A Maior Flor do Mundo e O Silêncio da Água, escritos para crianças de todas as idades, a intérprete Catarina Câmara explora as noções de fronteira, o prazer e o medo, as convenções espaciais e morais, a experiência estética como bússola ética que nos guia através dos sentidos e da imaginação.
Este é um espetáculo sobre a pessoa-criança e o seu desejo de outorgar sentido ao mundo. Através do pensamento e das metáforas da dança e teatro, vai-se ao encontro da natureza mais profunda destas histórias: os impasses e as encruzilhadas do Humano. E quem conta um conto, acrescenta um mundo.
E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?, José Saramago
Ficha Artística
Coreografia, interpretação e dramaturgia . Catarina Câmara
Texto original . Afonso Cruz
Adaptação do texto original . Catarina Câmara
Desenho de luz . Cristóvão Cunha
Cenografia . Wilson Mestre Galvão
Música original . Gonçalo Alegre
Agradecimentos . Francesca Bertozzi
Produção . Play False associação cultural
Coprodução . CCB / Fábrica das Artes; Teatro Municipal da Guarda; Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro; Casa da Criatividade, S. João da Madeira