Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Antoine Karacostas, pianista franco-grego, lançou em 2017 o seu primeiro álbum, Trails, com composições originais e arranjos de canções gregas tradicionais, influenciadas pelo jazz moderno de Nova Iorque e pelo Médio Oriente. Uma mistura singular, com um lirismo inebriante.
Já em Insulary Tails, evoca histórias – reais ou imaginárias – sobre a insularidade, o rigor dos elementos naturais, a poesia das Cíclades e dos extraordinários encontros que lá se fazem. Embora a configuração em trio se afirme como a base para a sua música, neste segundo álbum, Karacostas, contou em alguns temas com convidados como Federico Casagrande (guitarra) e Andreas Polyzogopoulos (trompete).
Em 2021, Karacostas passa a contar com Gabriel Midon no contrabaixo, Simon Bernier na bateria, e Pierre Bernier no saxofone, estando previsto um novo álbum em quarteto para 2023. Uma formação de luxo, cuja cumplicidade transparece a cada concerto.
Notas Suplementares
FESTIVAL CONTRAPESO
O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena, que teve a sua primeira edição em 2021, com um programa dedicado a solos nacionais de teatro e música, contando com participações da Cia. João Garcia Miguel, Mário Delgado, Carlos Barretto, entre outros. De carácter anual, este festival nasceu pela vontade de equilibrar, de forma pertinente, a lógica programática municipal e regional, tradicionalmente sazonal (época balnear).
No fim do Outono, já saudando o Inverno, queremos contribuir para que Loulé seja igualmente atractivo, com uma oferta artística e cultural independente e diferenciadora, potenciando o desenvolvimento e fixação de diferentes públicos.
Durante quatro dias, no início de Dezembro, propomos uma programação mista de teatro e jazz, pilares do trabalho desenvolvido pela Mákina de Cena, sujeita a diferentes temas em cada edição, com artistas emergentes e, também, consagrados nas suas disciplinas.
O Festival Contrapeso #2 é financiado pela República Portuguesa – Direção Geral das Artes e pelo Município de Loulé, e conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve.
Consulte aqui o programa para os quatro dias em PDF.
A MÁKINA DE CENA
Fundada em 2018 por Carolina Santos e Marco Martins, a Mákina de Cena assume-se como uma estrutura artística multidisciplinar, com especial incidência na criação e formação nas áreas do Teatro e da Música (Jazz). Desenvolve a sua actividade e programa, desde 2019, a Casa da Mákina – espaço cultural sediado no centro de Loulé, realizando eventos para toda a comunidade, como o Clube de Leitura Teatral, o MdC Jazz Club, as Oficinas da Mákina e o Festival Contrapeso.
Informações Adicionais
O espetáculo decorre no Auditório do Solar da Música Nova.
Preços
Preço único: 5 € (sem descontos aplicáveis)