Promotor
ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela
Sinopse
Uma mulher mora num cais enferrujado longe da cidade. Pesca tudo o que as pessoas deitam fora. Um dia, algo nunca visto fica preso na sua rede: uma menina dentro de uma garrafa.
Assustada, num impulso rejeita-a, atirando-a de volta ao mar: ela tem medo, não quer vê-la; porque se sente refletida, naquela garrafa, como num espelho. Nos seus pensamentos viaja às memórias passadas. Decide ir procurá-la, mas é tarde: o mar levou a garrafa. Mesmo assim, ela continua na esperança de encontrar a menina e começa a procurar, talvez, uma busca interna pela criança que tem dentro de si.
Primeiro num barco de papel ... Depois nas profundezas do mar. “Una Ninã” é um espetáculo de teatro visual e de objetos, sem texto, vencedor dos prémios de melhor interpretação feminina, melhor espaço cénico e melhor música original no FETEN de 2014.
Interpretação
Rosa Díaz, diretora, atriz e autora, nasce em Albacete em 1964 e desde 1981 que se dedica profissionalmente ao teatro. Fez parte das companhias Teatro Fénix de Albacete (da qual foi fundadora) e Cambaleo Teatro de Madrid. Colaborou com La Tartana Teatro, Johannes Vardar y Comediants, Ur Teatro, participando no desfile daEXPO 92.
Radicada em Granada desde 1992, criou a companhia Laví e Bel em 1993, e em 1999, LaSal Teatro.
Nos últimos anos, além de fazer as suas próprias criações na companhia La Rous, tem-se dedicado à encenação, tendo trabalhado com companhias como, Gar Producciones, Vagalume Teatro, L’Home Dibuixat, Axioma Teatro, Karlik Danza Teatro, La Maquiné, Arena en los bolsillos, Vaivén Circo Danza, Date Danza, Pa Sucats, entre outras.
Ficha Artística
Atriz: Rosa Díaz
Marionetista: José Rodríguez
Técnico em digressão: Katia Moretti
Dramaturgia: Fanny Giraud y Rosa Díaz
Apoio à construção do guião: Ángeles Jiménez Soria
Desenho e construção de marionetas: María Sánchez
Desenho e construção da marioneta pássaro: Juan García y Cía. Tuttilifamili
Apoio à manipulação de marionetas: Maite Campos y Ariel García
Desenho gráfico e web: Colectivo Verbena
Desenho de Luz: Katia Moretti
Desenho de cenografia: Rosa Díaz
Cenográfica: Eskenitek S.L
Marionetas: María Sánchez y Maruja Gutiérrez
Adereços: Davide Scatá
Finalização de cenografia e adereços: Ato Teatro Producciones y Paco Nicasio (Axioma Teatro)
Carpintaria: José Toral
Figurinos: Laura León
Música original e espaço sonoro: Ivan Monje
Músicos, estúdio de gravação: Mele G. Ríos (voz), Iván Monje (guitarras, melódicas, percussões), Joaquín Sánchez Gil (clarinetes), Jaime Párrizas (marimba), Derk Rossbach (violino)
Fotografía: Gabriel Díaz y Gerardo Sanz
Vídeo: Global Production Tv
Direção de atores: Fanny Giraud
Direção artística: Rosa Díaz
Produção: Cía. La Rous y Agencia Andaluza de Instituciones Culturales (AAIC)
Informações Adicionais
Sobre a companhia
La Rous é uma companhia de teatro criada em 2008 por Rosa Díaz, atriz, diretora e dramaturga desde 1984. O seu primeiro espetáculo como companhia independente La Rous, em 2008, é “La casa del abuelo”, com guião e direção próprios.
Ganhou o Prémio de Melhor Espetáculo na Feira Internacional de Teatro Infantil e Juvenil FETEN 09.
Em 2011 estreou o seu segundo espetáculo na FETEN, “El Refugio”, com o qual ganhou o Prémio de Melhor Espetáculo e o Prémio de Melhor Performance Feminina. Em 2011, o Ministério da Educação, Cultura e Desporto atribuiu-lhe o Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Infantil e Juvenil 2011, como reconhecimento pela qualidade artística, coerência e originalidade dos seus espetáculos. Em 2013 estreou na La Mostra D'Igualada, Barcelona, o ??seu terceiro espetáculo, “Una Niña”. Em 2014 recebeu três prêmios na FETEN com o espetáculo “Una Niña”: de Melhor Performance Feminina, Melhor Espaço Cênico e Melhor Música Original por Iván Monje. Finalista do Max Awards 2014 com o espetáculo “Una Niña”. Em 2016 estreou “Hilos”, que recebeu na FETEN, o Prémio de melhor Dramaturgia e Interpretação Feminina. E que é um espetáculo recomendado pela La Red. La Rous também desenvolve áreas de pesquisa através da realização de residências artísticas no exterior para se aprofundar em novas formas de trabalho. Colabora por meio de convênios com a formação de futuros profissionais em Artes Cênicas. Ministra cursos de formação nas áreas de encenação, interpretação e voz.