Promotor
Acolhimento da Theatron - Associação Cultural na Festa do Teatro 2022
Sinopse
Sendo a região de Palmela uma zona de forte produção vinícola de muito e bons vinhos, conhecidos a nível nacional e internacional, o ATA – Ação Teatral Artimanha, associa-se a este reconhecimento e presta-lhe a devida homenagem ao representar o texto de Gil Vicente “O Pranto de Maria Parda” que é uma verdadeira ode ao vinho.
Maria Parda percorre as ruas de Lisboa à procura de quem lhe fie vinho, que muito escasseava no país nesse ano de crise de 1522. Parda, velha e decadente, está ressacada e sofre revoltada porque não tem vinho nem dinheiro para o adquirir e ninguém lhe fia.
De rua em rua, vai questionando o porquê da escassez e dos preços tão altos do vinho enquanto tenta convencer os taverneiros sendo por todos escorraçada. Maria Parda faz o seu testamento, também aqui o vinho continua bem presente à medida que Parda vai debitando os desejos que quer cumpridos após ao seu finamento.
Um grupo de saltimbancos brinca e diverte-se a pregar partidas a Maria Parda. Acompanhe este “Pranto de Maria Parda”, um bom regresso às ruas de Lisboa do séc. XVI.
Ficha Artística
Encenação: Hugo Sovelas
Com: Ana Guerreiro; Beatriz Carvalho; Bruno Gomes; Elisabete Silva; Ilda Silva; Inês Cavaco; Natacha Sousa; Paulo Borgia.
Produção: Artimanha
Produção executiva: Rui Guerreiro
Design: Grafe Publicidade
Fotografia: Abílio Neves
Costureira: Rosa Ricardo