Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Breve Introdução
FESTIVAL POLÍTICA - LOULÉ 2022
Após as edições de Lisboa e Braga, que somaram mais de três mil participantes ao longo de sete dias, o Festival Política prepara uma nova edição em 2022 na cidade de Loulé. Entre os dias 22 e 24 de Setembro, o Cineteatro Louletano será o epicentro das atividades da estreia do evento no Algarve, que terá também atividades no Palácio Gama Lobo, no Solar da Música Nova e nos Banhos Islâmicos. Serão três dias preenchidos com filmes, espetáculos, música, humor, conversas e instalações, tendo a Desinformação como tema transversal e a guerra na Europa como pano de fundo. A programação tem como foco os direitos humanos e a desinformação enquanto ameaça à democracia, fator de polarização, discriminação e marginalização de grupos populacionais, e elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo.
Todas as atividades do festival são de acesso gratuito e têm um compromisso com a inclusão todas as sessões de cinema têm legendagem em português (incluindo os de língua portuguesa) e todas as atividades são acompanhadas por interpretação em LGP - Língua Gestual Portuguesa. Consulte aqui o programa para os três dias em PDF.
Sinopse
A Música Cigana a Gostar Dela Própria – documentário “A música invisível”, de Tiago Pereira, e concerto
Os ciganos têm presença na Península Ibérica pelo menos há 500 anos, no entanto em Portugal a sua música foi sempre quase esquecida, pouco conhecida, pouco gravada. Hoje essa música distingue-se muito por rumbas e fados, mas também por muita música religiosa e algum rap. Existem também músicos que não sendo ciganos se apaixonam por esta música e a adotam. Viajamos então pelo país para conhecer esta música invisível. Segue-se um concerto e uma conversa dedicada à música cigana em Portugal.
Notas Suplementares
Com interpretação para LGP - Língua Gestual Portuguesa.
Informações Adicionais
O evento decorre no Auditório do Solar da Música Nova.
Preços
Entrada gratuita