Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
Teatro Nacional de São Carlos, Sala Principal
29 (16h) de janeiro de 2023 Famílias
30 (11h e 15h) de janeiro de 2023 Escolas
31 (11h e 15h) de janeiro de 2023 Escolas
O rouxinol Sérgio Azevedo
Música e libreto: Sérgio Azevedo, segundo o conto O Rouxinol e o Imperador da China de Hans Christian Andersen
Ópera para crianças
Estreia absoluta
Direção Musical: João Paulo Santos
Encenação: Mário João Alves
Cenografia e responsável de figurinos: Patrícia Costa
Desenho de luz: José Diogo e Carlos Vaz
Rouxinol / Rouxinol mecânico: Ana Sofia Ventura
Imperador: Christian Luján
Mestre de cerimónias / Mestre de música / Relojoeiro: Diogo Oliveira
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro titular Giampaolo Vessella)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Maestro titular Antonio Pirolli)
Nova Produção, encomenda do TNSC
O conto O Rouxinol e o Imperador da China de Hans Christian Andersen, de 1843, que parece ter surgido como tributo a uma das maiores cantoras de ópera de sempre (Jenny Lind, o rouxinol sueco), tem inspirado extraordinárias adaptações musicais. Recorde-se a ópera de 1914 de Igor Stravinski, cuja versão cénica se estreou no nosso país no Teatro Nacional de São Carlos em 1997. Teremos agora, em nova produção, o fruto da inspiração que o mesmo texto provocou no compositor contemporâneo português Sérgio Azevedo. Será a estreia de uma nova versão, com libreto do compositor, pensada para famílias e escolas, depois de, em 2021, Sérgio Azevedo ter apresentado na Casa das Artes de Famalicão a mini-ópera (ou ópera de bolso) O rouxinol destinada a ser fruída e interpretada por crianças, uma iniciativa do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Esta versão, que agora será dada em estreia sob a direção musical de João Paulo Santos, é enormemente amplificada em efetivos. A encenação é assinada por Mário João Alves, cantor, escritor e encenador habituado a lidar com o universo infantil. Nesta revisitação ao conto de Andersen, o rouxinol será Ana Sofia Ventura.
Classificação etária: M/3
Informações Adicionais
O Teatro Nacional de São Carlos informa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro, os espetáculos de música e dança são destinados a maiores de 6 anos, salvo indicação contrária.
O Teatro Nacional de São Carlos informa, ainda, que não é permitida a entrada nas salas de espetáculos a crianças com idade inferior a 3 anos de acordo com o Decreto Lei nº. 116/83, de, 24 de fevereiro.
Não é permitido comer ou beber dentro das salas.