ENCONTRO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROFISSIONAIS DE DANÇA DA EURORREGIÃO
ALGARVE - ALENTEJO - ANDALUZIA
No âmbito do projeto Danciberia e com a colaboração da Associação Cultural Rede More e Associação Andaluza de Profissionais e Companhias de Dança, chega ao Teatro das Figuras “Danciberia 2oEncontro Transfronteiriço de Profissionais de Dança da Eurorregião do Algarve, Alentejo e Andaluzia”. São duas propostas de dança contemporânea: uma do sul de Portugal, de Sara Anjo e outra de um artista andaluz, Álvaro Silva, reunidas num único espaço para mostrar as conexões do ecossistema criativo dos dois lados da fronteira. Criadores e performers de ambos os territórios vão conviver e trocar experiências entre si nos dias que antecedem o espetáculo em Maio, em Sevilha e repetirão o processo durante o mês de Junho no Teatro das Figuras, em Faro, onde também irão apresentar as suas criações. Os artistas selecionados exploram, nas suas criações, tanto em Sevilha como em Faro, em torno do conceito de fronteira, através das linguagens do corpo e do movimento nos dias 26 de Maio e 22 de Junho respectivamente.
Danciberia, em 2022, conta com o apoio do Ministério da Presidência, Administração Local e Interior do Governo Andaluz e a cumplicidade da CICUS-Universidade em Sevilha e o Teatro Das Figuras, em Faro. Para além da apresentação de duas peças de dança contemporânea em Faro e Sevilha, o projeto inclui visitas a espaços culturais com profissionais da dança em ambos os territórios e um laboratório transfronteiriço aberto ao público.
EURO | Álvaro Silva - 20H00
__________________________________________
O projeto EURO surge do impulso de criar um trabalho pessoal, íntimo e alegre. EURO é uma desconstrução variada de danças folclóricas, danças a pares, acrobacias e conversas traduzidas em fisicalidade; reconstruída e revitalizada para formar uma dança pessoal que atrai pela sua capacidade de mergulhar no extraordinário de forma autêntica, num diálogo eloquente, forte, visceral e profundo.
INTÉRPRETE Álvaro Silva
CONCEITO / DIRECÇÃO / ACOMPANHAMENTO ARTÍSTICO Álvaro Silvag / Annika Havlicek / David Zambrano
APOIO À RESIDÊNCIA PAD, Ágora y Tic-Tac Art Centre
MÚSICA Hazhe Beats Productions
FIGURINOS Charo Reina
DURAÇÃO 20 min.
PÚBLICO ALVO: M6
ILHAS - UMA CONSTELAÇÃO | Sara Anjo - 20H30 ________________________________________
“Ilhas - uma constelação” aborda o imaginário da viagem e da geografia insular, partindo da ideia que ilha é um corpo rodeado de mar e vive embalado pela alternância das marés. O seu mar espelha o céu, e a ilha é uma espécie de estrela. Não é um acaso que as ilhas, quando são desenhadas em mapas ou quando são captadas por imagens de satélites, se parecem com constelações e convidam ao imaginário do fantástico. Desde há muito que o território insular é palco de fascinantes viagens e fundamental para pensar as mais exuberantes utopias e as mais obscuras distopias. Esta peça explora o gesto e o movimento numa relação intrínseca com a sonoplastia e desenvolve uma paisagem sonora partindo de um tema do artista plástico Alberto Carneiro “os caminhos da água e do corpo sobre a terra”.
CONCEITO E PERFORMANCE Sara Anjo
SONOPLASTIA E DESENHO DE LUZ Artur Pispalhas e Sara Anjo
DIRECÇÃO TÉCNICA Artur Pispalhas
PRODUÇÃO Agência 25 | Vítor Alves Brotas
APOIO À RESIDÊNCIA Alkantara, AAAIDD – Grupo Dançando com a Diferença e Estúdios Vítor Cordon
RESIDÊNCIA DE CO-PRODUÇÃO Espaço do Tempo
APOIO Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (Madeira)
CO-PRODUÇÃO Festival Lisboa Soa e Teatro Baltazar Dias
DURAÇÃO 35 min
PÚBLICO-ALVO maiores de 12 anos