Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
A PARTE Summit liga duas regiões do País e as cidades de Coimbra e Loulé através da Arte Contemporânea. Respetivamente, nos sábados, dias 30 de julho e 6 de agosto, estas cidades acolhem as duas sessões do seminário internacional de arte que é organizado no âmbito da edição inaugural do programa PARTE Portugal Art Encounters.
A PARTE Summit propõe um novo formato de reflexão e partilha de conhecimento, que toma como ponto de partida 12 questões previamente formuladas por algumas das pensadoras e pensadores mais influentes no meio artístico, reunidos em Portugal a convite do programa PARTE. O encontro, com programação de Joana Mayer, apresenta um programa de palestras, conversas e performances que enquadram e desenvolve as questões com a colaboração de um painel multidisciplinar de artistas, autores e outros pensadores, também convidados. É impulsionado pela arte contemporânea, mas convoca múltiplas esferas da cultura e do saber, e pretende envolver todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades.
A PARTE Summit'22 chega a Loulé no dia 6 de agosto e, em plena época balnear, desafia veraneantes, visitantes e locais para um sábado refrescante e refrescado por novas reflexões e ideias no Cineteatro Louletano. A ÁGUA, TAMBÉM É UM MUSEU? Andrea Lissoni, Diretor Artístico Haus der Kunst, em Munique, encerra a sessão com uma questãoignição para reflexões ecológicas e sociais, que serão acompanhadas pelo cineasta e artista Jorge Jácome. Solidariedade, colaboração e produção artística na criação de histórias e comunidades serão alguns dos temas centrais dos questionamentos propostos por Abaseh Mirvali, Curadora independente e anterior Diretora e Curadora-chefe MCASB Museum of Contemporary Art Santa Barbara; Clara Kim, Curadora-chefe do MOCA Museum of Contemporary Arts, em Los Angeles; Neringa Bumblien, Curadora no CAC Contemporary Art Centre, em Vilnius, e Curadora do Pavilhão da Lituânia 59ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia; Philippe Alain-Michaud, Curador no Musée National dArt Moderne, Centre Pompidou, em Paris; e Sofía Hernández Chong Cuy, Diretora do Kunstituut Melly, em Roterdão.
Ao programa da PARTE Summit'22 em Loulé, juntam-se as apresentações especiais do artista Pedro Barateiro; e das artistas Emily Wardill e Inês Netos dos Santos; do Sociólogo digital, artista visual e ativista gráfico, Rodrigo Saturnino; da Arquiteta, Curadora independente e Cofundadora do coletivo The Decorators, Mariana Pestana; e de Jesse James, Cofundador e Diretor Artístico do Walk&Talk - Festival de Arte dos Açores.
Ficha Artística
Organização: PARTE Portugal Art Encounters, Flamingo Circuit | URL: www.portugalartencounters.com
Parceiro: Ministério da Economia e do Mar; Turismo de Portugal, IP.
Apoios: Ministério da Cultura; Direção-Geral das Artes; RPAC Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Parceiros PARTE Summit: Câmara Municipal de Loulé; Cineteatro Louletano; Câmara Municipal de Coimbra; Convento de São Francisco.
Programa / Cartaz
[10h00 - 11h00] Conversa + Performance: Em momentos de crise, pode a arte imaginar e propor alternativas para lá do espaço expositivo?
- Neringa Bumblien e Pedro Barateiro
[11h30 - 12h30] Conversa + Filme: No modelo do cinema expandido dos anos 60 e 70, podemos imaginar uma "teoria expandida do cinema" que amplie a nossa percepção e compreensão da produção cinematográfica dos artistas de hoje?
- Philippe-Alain Michaud e Emily Wardill
[14h30 - 16h00] Conversa + Performance: Como podem os museus passar de modelos de coleções ancorados nas ideias de propriedade, permanência e continuidade para uns que privilegiam as noções de interação, colaboração e partilha? E se de-modernizássemos as instituições culturais?
- Clara Kim, Sofía Hernández, Chong Cuy, Rodrigo Saturnino e Mariana Pestana
[16h00 - 16h30] Projeto de Artista
- Inês Neto dos Santos
[16h30 - 17h30] Talk: Como participam as instituições culturais na construção de comunidade?
- Abaseh Mirvali e Jesse James
[17h30 - 18h30] Conferência: A água, também é o museu?
- Andrea Lissoni e Jorge Jácome
Informações Adicionais
» A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
» Não é permitida a entrada a crianças com idade inferior ou igual a 3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
Preço: 25 €
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas e para portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de bilhete na bilheteira física).
» O Bilhete com Desconto confere 50% de desconto a desempregados, maiores de 65 anos, associados e membros das organizações parceiras PARTE (AICA, AAVP, Exhibitio, RPAC) e estudantes.