Promotor
Associação Zé dos Bois
Breve Introdução
Fly Anakin, 27 anos, Richmond, estabeleceu-se como um dos rappers mais essenciais dos Estados Unidos da América, dedicado a transformar o espírito dos anos 90 em Nova Iorque e a enviá-lo para o futuro. Fly Anakin é elemento chave da comunidade rap de Richmond e co-fundador do colectivo Mutant Academy, sediado na mesma cidade. Desde 2015, lançou mais de 25 projectos, muitos deles com o seu círculo de amigos: Tuamie, Ohbliv, Big Kahuna OG, Koncept Jack$on, Henny L.O., e o herói de Birmingham, Pink Siifu. Durante este período, a grande maioria da sua música foi gravada em casa e a colaboração era o centro da sua identidade artística, o que aperfeiçoou a forma afiada, observacional - por vezes surreal - e o escárnio à prova de bala com que a entrega.
No álbum de estúdio de estreia, Frank (2022), pela editora independente britânica Lex Records, Anakin dobra-se em melodias pela primeira vez, inspirado pelo seu gosto pelo R&B que cultivou nos domingos de infância, quando o seu pai ouvia Marvin Gaye, Lenny Williams e Luther Vandross. O álbum tem a mesma sensação de proximidade com o artista no estúdio como o clássico hip-hop dos anos 90, que o influenciou. O projecto marca um novo capítulo no percurso artístico de Anakin, que inclui várias colaborações como a de Madlib, com quem tem outro projecto.
Fly Anakin tem estado a fazer rap há quase duas décadas, mas o seu auge ainda agora começou. Existem, hoje, poucos outros artistas que estão a moldar a vanguarda do rap enquanto permanecem mergulhados nas tradições do género.
Oseias
oseias. é o alter ego de inspiração bíblica de um prolífico jovem produtor de hip-hop instrumental a trilhar o seu caminho, que usa, nas suas palavras, a “linguagem do jazz” para trabalhar na tradição de ritmos partidos e narcóticos inventada por J. Dilla com predilecção pela sucessão de Knxwledge. Estreou-se em formato físico com o disco “[trinta&sete]” editado em 2017 na Think Music Records, de ProfJam e associados, e o seu mais recente lançamento “loops[2].” data de Novembro do ano passado numa edição no seu Bandcamp.
Abertura de Portas
21h30