Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
A concertino da Orquestra Metropolitana de Lisboa percorre, neste programa, três formatos distintos por onde irradia o repertório para violino. Ana Pereira começa por interpretar uma curta peça para violino solo da autoria de Tiago Derriça, um compositor que passou pelas classes de formação da Metropolitana no início do seu trajecto e que compôs este Estudo entre estudo para a edição de 2010 do Prémio Jovens Músicos. Seguem-se duas partituras que reportam ao período em que W. A. Mozart, então com cerca de dezoito anos, se libertou do estigma de “criança prodígio” e anunciou ao mundo a sua maturidade. Primeiro, o último dos cinco concertos para violino, no qual se reconhece o Rondo alla turca. Depois, já integrada no corpo da orquestra, Ana Pereira dá a entrada para a melodia inicial da Sinfonia N.º 29.
Ana Pereira ocupa desde 2015 o lugar de concertino da Orquestra Metropolitana de Lisboa, formação que integra desde 2008. Actua regularmente como concertino da Orquestra Sinfonietta de Lisboa e é membro fundador da camerata de cordas Alma Mater. Ao longo da sua carreira, já se apresentou como solista com diversas orquestras, entre as quais a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Algarve, e a Joensuun Kaupunginorkesteri (Finlândia), em Portugal e no estrangeiro.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa apresentou-se pela primeira vez ao público em 1992, integrada num projecto mais vasto de ensino e divulgação da música clássica. Actualmente com direcção artística de Pedro Neves, é um agrupamento bastante versátil constituído por 35 músicos de dez nacionalidades, um terço dos quais formados na Academia Superior da Metropolitana.
Ficha Artística
Programa
Tiago Derriça: Estudo entre estudo, para violino solo
W. A. Mozart: Concerto para violino N.º 5 / Sinfonia N.º 29
Informações Adicionais
Descontos para menores 25 e maiores de 65 disponiveis na bilheteira do TMJB