Promotor
Porto Post Doc Festival Cinema - Associação Cultural
Sinopse
Foco Theo Anthony #02
24.11.2021 19:30
61’
Dope Body - Repo Man
Theo Anthony, EUA , 2014, MV, 6’
Andrew Laumann é um artista conterrâneo de Theo Anthony. Com praticamente a mesma idade e ambos nascidos e criados em Baltimore, Laumann tem-se dedicado à pintura e à música (sendo o vocalista da banda de noise rock Dope Body) enquanto que Anthony trabalha a fotografia e o cinema. Do encontro dos dois surge um videoclipe que retrata uma cidade e uma geração cheia de graça e revolta.
Chop My Money
Theo Anthony, Congo, 2014, DOC, 13’
“Este mundo não é o mundo” diz-nos uma criança órfã do Congo, de óculos escuros, em pose de gangster. Chop My Money dá-nos um retrato de uma infância africana pobre que não tem que ser miserabilista, muito pelo contrário. A mitologia do hip-hop atravessa a vida de Patient e seus amigos, pelas ruas e praias de Goma. Por entre câmaras lentas e uma, muito apropriada, estética de videoclipe, revela-se a dimensão encenada desta soturna fantasia.
Peace in the Absence of War
Theo Anthony, EUA, 2015 , DOC, 5'
A 12 de abril de 2015, Freddie Gray, um jovem afro-americano, foi preso pela polícia de Baltimore por porte de arma branca. Numa carrinha da polícia, Gray sofreu ferimentos e foi levado às urgências. Morreu uma semana depois por lesões na medula espinal. Os protestos alastraram pela cidade e entre gritos, estandartes, e equipas de televisão, houve também concertos de música clássica no meio das ruas. Anthony retrata o luto de uma cidade (e de uma sociedade) convulsa.
Subject to Review
Theo Anthony, EUA, 2019, DOC, 17'
Subject to Review, resultado de uma improvável encomenda do canal de desporto ESPN, é “inocentemente” dedicado à utilização do sistema “olho de falcão” nos jogos profissionais de ténis. Mas o que poderia ser apenas um objeto televisivo, revela-se, afinal, uma encantatória parábola sobre os limites da própria visão e do entendimento daquilo a que chamamos realidade. A bola caiu dentro, ou fora? O que é o dentro? E o fora? Será que a bola caiu mesmo?