Promotor
OPART - Organismo de Produção Artística, EPE
Breve Introdução
Andrea Chénier
de Umberto Giordano
24 , 28 de Junho de 2022 às 20h
26 de Junho de 2022 às 16h
Libreto de Luigi Illica
Andrea Chénier - Marco Berti
Maddalena di Coigny - Elisabete Matos (24 e 28 de junho) / Svetla Vassileva (26 de junho)*
Carlo Gérard - Claudio Sgura
Encenação Sarah Schinasi
Direção Musical Antonio Pirolli
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Orquestra Sinfónica Portuguesa
* Por motivos de saúde, Elisabete Matos será substituida na récita de 26 de junho por Svetla Vassileva.
Andrea Chénier, estreada no Scala de Milão a 28 de março de 1896 com enorme sucesso, continua a ser a mais conhecida e representada ópera do compositor verista italiano Umberto Giordano.
O libreto de Andrea Chénier é livremente baseado na vida do poeta francês André Chénier, que foi executado no decorrer da Revolução Francesa a 25 de julho de 1794, em pleno Terror. São Carlos fora inaugurado cerca de um ano antes - na véspera da execução do poeta em Paris foi aqui cantada a ópera Le gelosie villane de Giuseppe Sarti.
A principal razão do enorme sucesso de Andrea Chénier deve-se à apaixonada e veemente música oferecida ao papel titular e grandes tenores brilharam com ele no nosso teatro. Giuseppe Borgatti, o criador, que ganhou fama imediata após a estreia, cantou-o em janeiro de 1902 e Franco Corelli, que foi também um dos mais afamados intérpretes do papel na segunda metade do século XX, cantou-o em 1957 e em 1967. Nesta coprodução de Trieste e Maribor, o papel titular é entregue a Marco Berti, que reedita com Elisabete Matos a dupla de Il tabarro recentemente apresentada no nosso teatro. O barítono Claudio Sgura completa o triângulo amoroso.
Coprodução Teatro Lirico Giuseppe Verdi di Trieste / Teatro Opera di Maribo
Informações Adicionais
Informação para o público
No contexto da pandemia covid-19, mantém-se a recomendação de utilização da máscara facial, de acordo com a legislação em vigor, para acesso ou permanência nas salas de espetáculos, a partir dos 10 anos.
Em caso de dúvidas, contacte-nos.
Bilheteira Teatro Nacional de São Carlos
(2ª a 6ª feira, dias úteis das 13h às 19h)
[email protected]
T (+351) 213253045 /6
Outras informações:
O Teatro Nacional de São Carlos informa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro, os espetáculos de música e dança são destinados a maiores de 6 anos.
O Teatro Nacional de São Carlos informa, ainda, que não é permitida a entrada nas salas de espetáculos a crianças com idade inferior a 3 anos de acordo com o Decreto Lei nº. 116/83, de, 24 de fevereiro.
Não é permitido comer ou beber dentro das salas.