Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
Literatura-Mundo: o Oriente e Portugal
Curso teórico
(Online)
Com Helena Buescu, Everton V. Machado, Simão Valente
DATAS
Sábados 19, 26 de Fevereiro, 5, 12, 19 e 26 Março
HORAS
10.00 às 13.00
PARTICIPANTES
PREÇO
80 €
Este curso partirá da antologia Literatura-Mundo, parte 3, que contou com o apoio da Fundação Oriente. As seis sessões serão ministradas por Helena Buescu (sessão de abertura), Everton Machado (duas sessões) e por Simão Valente (as três restantes). Helena Buescu enquadrará de que maneira o conceito de Literatura-Mundo permite reavaliar a circulação de textos entre o Oriente e Portugal, e de que maneira o nosso projecto contribui para essa história; Everton V. Machado apresentará os textos goeses recolhidos na antologia; Simão Valente concentrar-se-á na literatura do sudeste asiático presente nos nossos volumes, em especial Malásia (fundação de Singapura e relação com Malaca), Tailândia (utopias e a Ilha dos Amores) e Vietname (diferentes códigos de discurso amoroso), numa abordagem comparatista com a literatura portuguesa e europeia.
Resumos das sessões:
Literatura-Mundo em Português: Portugal e o Oriente [HCB]
Nesta primeira sessão veremos em maior detalhe o conceito de Literatura-Mundo, e de que maneira nos pode ajudar a compreender a circulação de textos entre Portugal e os diversos espaços culturais que configuram o que nos habituámos a chamar Oriente. Veremos também de que maneira a Antologia que serve de base ao curso pode contribuir para este diálogo.
Literatura de Goa 1: O jesuíta que te torceu a alma (Francisco Luís Gomes, GIP e Adeodato Barreto) [EM]
Do primeiro romance da Índia em língua portuguesa à introdução do verso livre em Goa, passando pela primeira obra a focar-se directamente sobre a dinâmica social local, desenham-se, pelas mãos dos intelectuais nativos, os desafios de uma colónia moderna em meio à afirmação de uma geocultura.
Literatura de Goa 2: Nós não podemos evitar a catástrofe (Orlando da Costa e Vimala Devi) [EM]
Com o emergir de uma nova ordem mundial e a autodeterminação dos povos no século XX, dois escritores da chamada "diáspora goesa" olham para as ambiguidades históricas e culturais de uma identidade de que dificilmente se consegue obter a unidade.
Literatura do Sudeste Asiático 1: Vietname [SV]
O Vietname possui uma tradição literária profundamente influenciada pelas escolas filosóficas e religiosas chinesas, especialmente pelo confucionismo, da qual é exemplo a poesia de Nguyn Trãi (1380-1442). Mais próximos de nós, Nguyn Du (1766-1820), a poeta H Xuân Hn (17721822) e Ngô Xuân Diu (1916-1985) estabilizam códigos linguísticos (e dois alfabetos) relativos ao discurso amoroso com ocasionais influências europeias.
Literatura do Sudeste Asiático 2: Tailândia [SV]
Na viragem do século XVIII para o século XIX desenvolve-se na Tailândia uma cultura literária em ambiente cortesão; veremos como dois dos mais importantes autores desse período, o rei Rama II e o seu funcionário Sunthorn Phu, tratam a temática amorosa em textos dramáticos e épicos, estabelecendo paralelos com textos ocidentais. Veremos também as raízes de alguns motivos nessa tradição, com a história tradicional do Rei Naga, evocativa do episódio da Ilha dos Amores em Camões.
Literatura do Sudeste Asiático 3: Malásia/ Singapura/ Indonésia [SV]
A fundação de Singapura, em 1819, constitui um ponto de inflexão do exercício do poderio britânico na Ásia, e Abdul Abdullah Kadir (ou Munshi Abdullah), desempenhou aí um papel crucial enquanto professor e tradutor. A sua autobiografia é o texto basilar da literatura moderna no espaço cultural malaio, permitindo-nos acompanhar o emergir de novos estados-nação e identidades, como será a Indonésia na obra de Pramoedya Ananta Toer e o uso da língua inglesa pela malaia-chinesa Chuah Guat Eng, nossa contemporânea.
Notas Biográficas
Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. É professora ou investigadora visitante de prestigiadas universidades na Europa, EUA e Brasil. Tem mais de uma centena de ensaios publicados e é autora de dezenas de livros, sendo o mais recente O Poeta e a Cidade. A Literatura Portuguesa na História (2019). Foi fundadora e directora do Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa) e pertenceu ao conselho do Institute of World Literature. É membro da Academia Europaea e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Foi por duas vezes distinguida com o Grande Prémio de Ensaio APE.
Everton V. Machado é Investigador Principal (equiparado a Professor Associado) no Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Doutorou-se em Literatura Comparada pela Universidade de Paris-Sorbonne/Paris IV em 2008. Coordena, com o linguista Hugo Cardoso, a rede internacional POFRIN Portuguese and French India: Comparative Linguistics, Arts and Literatures. Entre as suas publicações encontram-se O Orientalismo Português e as Jornadas de Tomás Ribeiro: caracterização de um problema (Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 2018), finalista do Prémio PEN Clube de 2019 na categoria Ensaio, bem como uma edição científica do primeiro romance de língua portuguesa da Índia, Os Brahamanes (1866) de Francisco Luís Gomes (1829-1869) (Les Brahmanes, trad. L. de Claranges-Lucotte, Paris, Classiques Garnier, col. Littératures du Monde, 2012). Com Adelaide Vieira Machado, Alice Santiago Faria e Sandra Ataíde Lobo, está a preparar o volume Colonial Periodical Press in the Portuguese Empire: Theorising Approaches, previsto para publicação na colecção Routledge Studies in Cultural History.
Simão Valente é Investigador no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Completou o seu Doutoramento em Línguas Medievais e Modernas na Universidade de Oxford em 2016, onde foi leitor de Português e co-director do Centro Camões. Anteriormente obteve mestrados em Literatura Francesa e Comparada, pela Universidade de Estrasburgo, e em Estudos Italianos, Ciências da Linguagem e Culturas Literárias Europeias, pela Universidade de Bolonha. Recentemente contribuiu capítulos para The Palgrave Encyclopedia of Urban Literary Studies, editada por Jeremy Tambling; e para Landscapes of Realism: Rethinking literary realism in comparative perspectives, editado por Dirk Göttsche, Rosa Mucignat e Robert Weninger.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
Preços
80 €
Condições de participação:
- A participação no curso decorrerá nas datas e horas anunciadas, não sendo realizada qualquer gravação dos conteúdos por questões de privacidade dos participantes.
- Os participantes deverão garantir que dispõem de equipamento e condições para a participação no curso, nomeadamente ligação à internet e dispositivo que permita a visualização e audição da aula online.