Promotor
Associação Recreativa e Cultural Carpintarias de São Lázaro
Sinopse
A 30 de Outubro, as Carpintarias de São Lázaro acolhem a Orquestra XXI e apresentam “Folk Songs”, um concerto informal construído em torno da obra homónima de Luciano Berio.
O programa centrar-se-á nas Folk Songs, colecção de canções tradicionais de diversos países, transcritas e reelaboradas pelo compositor italiano para voz e ensemble. A acompanhar este ciclo, a Orquestra XXI, sob direcção do maestro Dinis Sousa, interpretará ainda peças de autores-chave do repertório contemporâneo, como Tristan Murail e Karlheinz Stockhausen. As intervenções a solo ficarão a cargo de Frederica Vieira Campos (harpa), Agostinho Sequeira (percussão) e Helena Ressurreição (mezzo-soprano).
Tradicionalmente ligada aos grandes auditórios, a Orquestra XXI abre-se a novos espaços de concerto e contextos de apresentação. O concerto intimista nas Carpintarias de São Lázaro, dirigido a um público jovem e ecléctico, abordará obras como L'Attente (Tristan Murail), Vibra Elufa (Karlheinz Stockhausen) e Spaceless (Rui C. Antunes).
Estabelecida em 2013, a Orquestra XXI é um projecto que reúne jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro com o duplo objectivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível.
Apresentando-se regularmente em Portugal sob a direcção do maestro Dinis Sousa, a programação da Orquestra espelha a flexibilidade dos seus músicos, abrangendo um repertório que vai da música sacra renascentista e barroca ao sinfonismo clássico e romântico, com incursões pela música dos séculos XX e XXI.
A Orquestra XXI foi distinguida com o 1.º Prémio no concurso Ideias de Origem Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Cotec Portugal, e o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Este concerto inicia a cadência mensal do ciclo de programação de artes performativas das Carpintarias, “Aquela altura do mês”.
A acontecer uma vez em cada mês, este ciclo centra-se na disrupção e vanguarda no território das artes performativas e os seus possíveis cruzamentos. Apresentam-se trabalhos que ultrapassam zonas de conforto e convenções na criação, apresentação, ou atitude, dentro das artes performativas.
Ficha Artística
Orquestra XXI
Ana Tedim, violino
Rui C. Antunes, violino
Sara Farinha, viola
Mara Lobo, violoncelo
Francisco Barbosa, flauta
Pedro Victorino, clarinete
Agostinho Sequeira, percussão
Lúcia Viana da Silva, percussão
Helena Ressurreição, mezzo-soprano
Dinis Sousa, direcção artística
Horário de Funcionamento
21h00
Programa / Cartaz
Rui C. Antunes — Spaceless, para violino solo (2020)
Tristan Murail — L'Attente, para ensemble (1972)
Karlheinz Stockhausen — Vibra Elufa, para vibrafone solo (2003)
Luciano Berio — Folk Songs, para mezzo-soprano e ensemble (1964)
Orquestra XXI
Dinis Sousa, direcção musical
Rui C. Antunes, violino
Agostinho Sequeira, percussão
Helena Ressurreição, mezzo-soprano