Promotor
Câmara Municipal de Évora
Breve Introdução
Programa
Pedro Latas (1998): Nova obra em estreia* (2021)
seguido de conversa com o compositor
* Encomenda Festival DME/Câmara Municipal de Évora
Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d'Aranda
Duração total: 00:45
Sinopse
Sinopse
Para o Festival de Música Contemporânea de Évora, Pedro Latas quer analisar e reflectir sobre a sua relação com a música tradicional. Apesar de ter nascido e crescido numa área com uma tradiçãomusical muito própria e mundialmente reconhecida ele sente que não interagiu com ela de maneiraprofunda. Para ele a tradição musical do Alentejo é como uma névoa: rodeia-o constantemente masimpossível de tocar.
Biografia
Nasceu em 1998, em Évora. Começou os seus estudos musicais em Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Évora sob a orientação de José Farinha. Mais tarde muda para Composição e estuda com João Francisco Nascimento. Em 2016 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, licenciatura em Composição, onde estuda com João Madureira e Carlos Caires. Após completar os estudos em Lisboa ingressa numa segunda licenciatura em Composição no Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos. Aí estuda principalmente com oscompositores Yannis Kyriakides e Mayke Nas.
A sua prática artística foca-se na criação electroacústica e multimédia. Ele tenta explorar uma fracção das quase infinitas possibilidades que consegue gerar com recurso à manipulaçãoelectrónica e outros ambientes computacionais.
Recentemente tem-se vindo a focar nos campos de Network Music, Internet Art, Arte Telemática e sistemas participatórios, resultado directo da sua vivência em tempo de pandemia. As suas reflexões centram-se na reestruturação daquilo que é o espaço de performance, análise de interacções sociais nos espaços físicos e digitais, exploração de políticas de identidade dentro da World Wide Web e estudo da relação entre pessoa e computador.