Promotor
Câmara Municipal de Évora
Breve Introdução
Programa
Amílcar Vasques-Dias (1945): Cal Viva * (2021)
para flauta e clarinete
Luis Naón (1961): Clairière + (2002)
para clarinete e electrónica
Brian Ferneyhough (1943): Cassandras Dream Song (1970)
para flauta solo
Gérard Grisey (1946-1998): Vortex Temporum III (1994 -1996)
para piano e cinco instrumentos
* Estreia Absoluta. Encomenda Festival DME/Câmara Municipal de Évora
+ Estreia em Portugal
Duração total: 1:00
Sinopse
Biografia
O Ensemble DME foi criado em 2013 no âmbito do Festival DME (Dias de Música Eletroacústica), uma iniciativa fundada pelo compositor Jaime Reis para promover a prática musical contemporânea e electroacústica, sediada em Seia, Portugal. O núcleo principal dos músicos são professores no Conservatório de Música de Seia, que partilham a paixão pela música contemporânea. Tem como maestros residentes Pedro Pinto Figueiredo e Jean-Sébastien Béreau.
O Ensemble DME já actuou em numerosas salas de concertos e festivais, dos quais destacamos a Fundação Logos (Gent, Bélgica), a digressão pelo Brasil com mais de uma dezena de concertos, Casa da Música (Porto), Palácio Foz (Lisboa) e Cine-Teatro Avenida (Castelo Branco).
Desde 2017, o Ensemble DME já editou 4 CDs como edição de autor e na reconhecida editora do CMMAS Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras.
Ao longo de quase uma década de actividade, o Ensemble DME tem interpretado obras de compositores como Brian Ferneyhough, Christopher Bochmann, Elliott Carter, Gerhard Stäbler, Gérard Grisey, Jaime Reis, Jean-Sébastien Béreau, João Pedro Oliveira, Ludger Brümmer e Mario
Mary.
Ficha Artística
Ensemble DME
Pedro Pinto Figueiredo, direção musical
Mafalda Carvalho, flauta
Carlos Silva, clarinete
Ana Telles, piano
Ludovic Afonso, violino
Ana Monteverde, violeta
ngela Carneiro, violoncelo