Produtor
Município de Coimbra
Sinopse
O Quebra-Nozes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, é um dos espetáculos mais apreciados em todo o planeta, interpretado sobretudo na época natalícia. Falamos de um conto que nos remete para o reino da fantasia, uma obra-prima intemporal, uma história que une gerações. Tchaikovsky foi considerado pelo reconhecido maestro Simon Rattle, como “um dos grandes milagres da criação musical”. O Bailado, coreograficamente adaptado por Petipa e Ivanov, estreou em 1892 em S. Petersburgo e rapidamente se tornou parte do repertório de companhias e academias de todo o mundo. Dividido em dois atos, conta a história da noite de Natal da família Staubaum e da filha Clarinha e o seu Quebra-Nozes, magicamente transformado em príncipe pelo seu padrinho Drosselmeyer. Após uma batalha com o terrível Rei dos Ratos, partem numa aventura viajando por entre flocos de neve dançantes até ao encantado reino dos doces onde são recebidos pela bela Fada do Açúcar e onde todos lhes prestam homenagem dançando. Em 2023, a Orquestra Clássica do Centro sob a direção de Sergio Alapont, interpreta esta obra incontornável com os Bailarinos da DNA - Dance N`Arts School/8 Tempos Associação Cultural.
Ficha Artística
Elenco
Quebra-Nozes: Rui Batista
Clarinha: Leonor Batarda
Drosselmeyer: Diogo Gomes
Principe Koklush: Diogo Bettencourt
Fada do Açúcar: Bárbara Almeida
Rei dos Ratos: Lara Paz
Restantes personagens do Bailado: Bailarinos da DNA - Dance N´Arts School & 8 Tempos - Associação Cultural.
Ficha técnica
Coreografia: Versão Original de Marius Petipa com adaptação de Teresa Gouveia e Catarina Pinho
Musica: Tchaikovsky
Cenários: Morgana Marques e ImagemPlus
Figurinos: BalletShop; Complementos Concept; Maria Silva e Amélia Silva
Desenho de Luz: Técnicos do Convento São Francisco
Direcção Musical: Maestro Sérgio Alapont
Interpretação Musical: Orquestra Clássica do Centro
Informações Adicionais
Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00), através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: [email protected]
Classificação etária: M/6. Não é permitida a entrada a crianças com -3 anos. Ao abrigo do art.º 26 do decreto-lei 23/2014 de 14 fevereiro, os menores de três anos só podem assistir aos espetáculos classificados para todos os públicos desde que a lotação do recinto seja reduzida em 20%.
Preços
€20 Bilhete [preço único]